13th Floor Elevators

13th Floor Elevators

Biography

The 13th Floor Elevators foi mais que uma das bandas pioneiras do chamado rock psicodélico, foi a primeira a assumir o gênero como o estilo de sua música. Tanto que, seu primeiro álbum, lançado em 1966, foi intitulado 'The Psychedelic Sounds of The 13th Floor Elevators'.

Formada em 1965 em Austin, Texas, o grupo norte-americano contava em formação clássica com Roky Erickson (vocal/guitarra), Tomy Hall (jarro amplificado), Stacy Sutherland (guitarra), John Ike Walton (bateria) e Ronnie Leatherman (baixo). 'The Psychedelic Sounds of The 13th Floor Elevators' trouxe seu maior hit, "You're Gonna Miss Me". Em 1967, John Ike Walton e Ronnie Leatherman saíram da banda e foram substituídos por Danny Thomas (bateria) e Dan Galindo (baixo).

O segundo álbum, 'Easter Everywhere', saiu em 1967. No ano seguinte foi lançado o álbum ‘Live’, que se trata de um falso álbum ao vivo. Mais tarde foi revelado que utilizou-se sessões de gravações de estúdio e sons gravados de um público de uma luta de boxe para a produção de 'Live'. A decisão da gravadora de lançar esse falso álbum ao vivo veio depois de uma frustrada tentativa de gravar um disco ao vivo em um concerto em Houston, no qual Stacy Sutherland entrou numa bad trip.

Ronnie Leatherman retornou a formação da banda para as gravações de 'Bull of the Woods', disco lançado em 1969. Naquele mesmo ano, o grupo se desfez devido à problemas legais e uso abusivo de drogas.

Apesar de sua breve existência, The 13th Floor Elevators, com seu garage rock/psicodélico, sempre foi influente no rock. Bandas como Spacemen 3, Echo and the Bunnymen, R.E.M., the Jesus and Mary Chain e Primal Scream regravaram músicas do grupo de Austin.

Em 1978, Stacy Sutherland foi morto baleado pelo esposa durante uma briga doméstica.



Related Artists

Related Posts




Two Gallants