Ben Harper

Biography

O cantor e compositor americano Ben Harper nasceu no dia 28 de outubro de 1969, em Claremont, Califórnia. Cresceu ouvindo folk, blues, soul, reggae e R&B, tendo grupos como Blues Traveler, Hootie & the Blowfish e Phish como influências. A paixão pela música fez com que ele participasse de diversas bandas durante a sua adolescência.

Seu primeiro álbum solo, 'Welcome to the Cruel World', saiu em 1994. Na sequência, Ben Harper lançou 'Fight For Your Mind' (1995), 'The Will To Live' (1997) e o aclamado 'Burn To Shine' (1999).  A partir de 'The Will To Live', ele começou a trabalhar com a banda de apoio The Innocent Criminals.

'Diamonds On the Inside', álbum de 2003, é praticamente um disco "solo" de Harper, ou seja, sem o The Innocent Criminals. Em 2004 saiu o disco 'There Will be a light', trazendo a participação do grupo gospel Blind Boys of Alabama. Em 'Both Sides of the Gun', trabalho lançado em 2006, Harper tocou a maioria dos instrumentos. Porém o The Innocent Criminals colabora em algumas faixas.

Ben Harper retornou com um novo álbum com o The Innocent Criminals em 2007, quando lançou 'Lifeline'. Dois anos depois, ele lançou 'White Lies for Dark Times', disco que trouxe a colaboração de um novo grupo, o Relentless7.

'Give Till It's Gone', o décimo álbum de estúdio do americano, saiu em maio de 2011. O disco tem a colaboração do ex-Beatle Ringo Starr, que co-escreveu e tocou bateria nas faixas "Spilling Faith" e "Get There from Here.

Em janeiro de 2013 saiu 'Get Up!', um álbum que Ben Harper gravou em parceria com o músico Charlie Musselwhite. No ano seguinte, mais uma parceria, desta vez com sua mãe, Ellen Harper. Ben & Ellen Harper lançaram 'Childhood Home' em maio de 2014.

Ben Harper & The Innocent Criminals lançaram em 2016 o álbum 'Call It What It Is'.



Ben Harper: On Tour

September 28
Païta, New Caledonia
New Caledonia
September 29
Païta, New Caledonia
New Caledonia
September 30
Papeete, French Polynesia
French Polynesia

Related Artists

Related Posts




Parquet Courts