Björk

Björk

Biografia

Nascida em 21 de novembro de 1965 na cidade de Reykjavík, a islandesa Björk Guðmundsdóttir começou sua carreira na música muito cedo. Aos 11 anos, em 1977, gravou um disco, interpretando músicas de vários artistas, entre os quais, os Beatles ("Fool on the Hill") e Stevie Wonder ("Your Kiss Is Sweet").

No início dos anos 80, ela foi integrante das bandas Tappi Tikarrass e o KUKL, influenciadas pelo punk. Entretanto, foi com o Sugarcubes, que Björk ficou conhecida internacionalmente no cenário do pop/rock alternativo.

Em 1993, após o fim do Sugarcubes, Björk iniciou a sua influente carreira solo no pop de vanguarda, tendo a sua música baseada na eletrônica mais experimental com influências da música clássica, rock, jazz, folk, industrial, entre outros gêneros.

O seu álbum de estreia,  'Debut', lançado em junho de 1993, foi produzido pelo requisitado produtor  Nellee Hooper. 'Debut' é considerado como um dos álbuns que iniciaram o movimento  trip-hop.

A música de Björk foi intensamente aclamada com o seu segundo disco, 'Post' (1995). A sua mistura de música eletrônica e jazz  tornou esse trabalho um álbum de vanguarda nessa época.  'Post' teve um grupo de produtores formado pelo citado  Nellee Hooper,  Tricky, Howie B, Graham Massey,  Marius de Vries e a própria cantora. "Army of Me", "Isobel", "I Miss You"  são as principais faixas desse disco.

O experimentalismo da cantora continuou em 'Homogenic', álbum de 1997, que entre os produtores, teve o brasileiro Eumir Deodato.

No ano 2000, Björk  ganhou o prêmio de melhor atriz no festival de cinema de Canes pela sua interpretação no filme "Dançando No Escuro" (Dancer in the Dark ), do diretor Lars Von Trier. Ela também colaborou com a trilha sonora do filme,  intitulada "Selmasongs: Dancer in the Dark".

Em 2001, Björk lançou o álbum 'Vespertine', disco que teve como destaques o uso de orquestras e coros. Na sequência saíram os álbuns 'Medúlla' (2004) e 'Volta' (2007).

O oitavo álbum de estúdio - 'Biophilia' - da artista foi criado como um projeto multimídia. Lançado como aplicativos para os aparelhos iPhone e iPad, em uma parceria com a Apple. 'Biophilia' foi lançado no formato CD em outubro de 2011. Em 2015, ela lançou 'Vulnicura'.

Artistas Relacionados

Posts Relacionados




FKA twigs