Blondie

Blondie

Biografia

Formada em 1974 em Nova York pela vocalista Debbie Harry e o guitarrista Chris Stein, Blondie foi uma das bandas que surgiram no início da diversificada cena new wave/punk norte-americana. Sua música flerta com elementos de estilos como disco, reggae, eletrônica e dance-rock. Além do casal Debbie Harry e Chris Stein, a formação do Blondie teve como integrantes permanentes o baterista Clem Burke e o tecladista Jimmy Destri, que saiu do grupo em 2004.

Seus dois primeiros álbuns - 'Blondie' (1976) e 'Plastic Letters' (1978) - somente conseguiram um relativo sucesso no Reino Unido. No seu país, a banda passou a ter reconhecimento a partir do lançamento do terceiro álbum, o clássico 'Parallel Lines', disco de 1978.

Sustentado principalmente pelo single "Heart of Glass", estima-se que 'Parallel Lines' tenha vendido mais de 20 milhões de cópia no mundo. O álbum se tornou a principal referência na discografia da banda.

Depois do bem-sucedido 'Parallel Lines', Blondie lançou os álbuns 'Eat to the Beat' (1979), 'Autoamerican' (1980) e 'The Hunter' (1982). 

'The Hunter' fracassou comercialmente e não foi bem recebido pela crítica. Seis meses depois de seu lançamento, a banda se desfez, em novembro de 1982.

Em 1996, a banda começou a se reunir para o retorno.  No ano seguinte, Blondie fez diversas apresentações. Um novo álbum, 'No Exit', foi lançado em fevereiro de 1999.

A banda continuou na ativa e lançou os álbuns 'The Curse of Blondie' (2003) e 'Panic of Girls' (2011). Em 2014, a banda saiu 'Blondie 4(0)-Ever: Greatest Hits Deluxe Redux | Ghosts Of Download', um álbum duplo, celebrando o 40º aniversário do Blondie. O primeiro disco ('Greatest Hits Deluxe Redux') reúne 11 regravações de hits da banda. Já o segundo disco ('Ghosts Of Download') traz uma coleção de novas canções.

Em 2017, a banda lançou seu décimo primeiro álbum, 'Pollinator'.



Blondie: Em Turnê

novembro 17
London, United Kingdom
Reino Unido

Artistas Relacionados

Posts Relacionados




Mac DeMarco