Biography

O cantor/compositor/guitarrista Bob Mould surgiu dentro do rock underground americano dos anos 1980 como integrante do seminal Hüsker Dü, grupo que uniu melodia pop e distorção de maneira tão sublime que se tornou influência para bandas que nasceram nos anos seguintes, como Pixies, Superchunk e Nirvana.

Após a dissolução do Hüsker Dü em 1987, Bob Mould iniciou a sua carreira solo. Com um contrato com a Virgin Records, ele lançou em 1989 o seu primeiro disco, 'Workbook', um trabalho que reuniu canções introspectivas, com uso de violões e teclados. Porém em 'Black Sheets of Rain' (1990), o segundo álbum, o cantor voltou com o rock guiado por guitarras. A faixa "It's Too Late" foi o hit "top ten" de 'Black Sheets of Rain'. Depois desse disco, Mould saiu da Virgin.

Em 1992, aproveitando o momento efervescente que vivia o rock alternativo, Bob Mould formou uma nova banda, o Sugar, com o baixista David Barbe e o baterista Malcolm Travis. O trio teve uma curta existência (1992 à 1995), mas deixou um dos álbuns mais aclamados daquela época - 'Copper Blue'.

Mould retornou à sua carreira solo em 1996, quando lançou pela Rykodisc Records o seu terceiro álbum solo, 'Bob Mould', no qual tocou todos os instrumentos. Na sequência saiu 'The Last Dog and Pony Show', álbum de 1998, o seu último pela Rykodisc (que também havia lançado todos os trabalhos do Sugar).

Nos anos 2000, Mould lançou os álbuns 'Modulate' (em 2002, pela Granary Music), 'Body of Song' (em 2005, pela Granary Music), 'District Line' (em 2008, pela ANTI-) e 'Life And Times' (2009, pela ANTI-). Em 2006, o artista criou um projeto de dance music chamado Blowoff com o cantor/compositor/DJ/produtor Richard Morel.

Em 2012, Bob Mould excursionou tocando na íntegra o álbum 'Copper Blue', do Sugar. No mesmo ano, saiu pela Merge Records 'Silver Age', seu nono álbum solo. O sucessor, 'Beauty & Ruin', foi lançado em 2014, seguido por 'Patch the Sky' (2016).

Related Posts

Deixe Seus Comentários

Log In or Sign up to comment.