Cat Power

Biografia

Dona de uma das vozes mais encantadora da música pop americana, Chan Marshall, nasceu em Atlanta, no estado da Georgia, no dia 21 de janeiro de 1972. Adotando o nome artístico de Cat Power, a cantora, compositora, guitarrista e pianista começou sua carreira se apresentando em bares na cidade de Nova Yorque.

No começo dos anos 90, Cat Power abriu shows de Liz Phair. Depois se juntou ao baterista Steve Shelley (Sonic Youth), e ao guitarrista (Two Dollar Guitar). "Diz a lenda" que o trio gravou dois discos no mesmo dia, em dezembro de 1995: 'Dear Sir' (oficialmente, o primeiro álbum da cantora, lançado em 1995) e 'Myra Lee' (o segundo, lançado em 1996). Ambos saíram por gravadoras pequenas.

Em 1996, Cat Power assinou contrato com a Matador Records. Seu primeiro álbum pela gravadora foi 'What Would the Community Think' [1996]. Após uma turnê de três meses naquele ano, a cantora abandonou a cena musical para trabalhar como babá em Portland, no Oregon, e depois se mudou para uma fazenda em Prosperity, na Carolina do Sul, com seu namorado, Bill Callahan (Smog). Chan Marshall planejava abandonar a música definitivamente, mas após uma noite de pesadelos surgiram as letras do álbum 'Moon Pix', gravado em Melbourne, na Austrália, e lançado em 1998.

Em 2000, no álbum 'The Covers Record', Cat Power regravou músicas de outros artistas: "(I Can't Get No) Satisfaction" (The Rolling Stones), "I Found A Reason" (Velvet Underground), "Wild Is The Wind" (Nina Simone) e "Paths Of Victory" (Bob Dylan), entre outros.

Em 2003, a cantora retornou com canções novas, no elogiado álbum 'You Are Free', que recebeu colaborações do Eddie Vedder e Dave Grohl. No ano seguinte, ela lançou o seu primeiro DVD, intitulado 'Speaking for Trees'.

Cat Power lançou o aclamado álbum 'The Greatest' em 2006, com a colaboração de Al Green e do guitarrista Teenie Hodges. Em 'The Greatest', ela flerta com o soul. Dois anos mais tarde, em 2008, saiu mais um algum de regravações, 'Jukebox'.

Em 2012, a cantora lançou um novo álbum de músicas novas, 'Sun', flertando com a música eletrônica.



Artistas Relacionados

Posts Relacionados




El Perro del Mar