Biography

Unindo elementos do rock alternativo e do jazz, a cantora e compositora norte-americana Fiona Apple ganhou uma legião de fãs a partir do seu álbum de estreia, 'Tidal', lançado em 1996.

Fiona Apple McAfee Maggart nasceu no dia 13 de setembro de 1977 na cidade de Nova York. Já na infância, ela começou o treinamento musical, aprendendo a tocar piano. Sua carreira na música começou aos 17 anos, quando ela gravou uma fita demo e distribui cópias para algumas gravadoras. Em 1995, Fiona Apple assinou com a Sony Music e começou a trabalhar com o produtor Andrew Slater no primeiro disco.

'Tidal' foi aclamado pela crítica e comercialmente foi bem sucedido. O polêmico vídeo da faixa "Criminal" também ajudou a chamar atenções para a então novata cantora. O videoclipe foi classificado como inapropriado para menores de idade e acusado de induzir os jovens à anorexia.

Seus álbuns seguintes - 'When the Pawn Hits the Conflicts He Thinks Like a King...' (1999), 'Extraordinary Machine' (2005), e 'The Idler Wheel...' (2012) - também formam aclamados pela crítica, embora não terem conseguido o mesmo sucesso comercial de 'Tidal'.

O título inteiro de 'When the Pawn Hits the Conflicts He Thinks Like a King...' é um poema de 90 palavras ocupando a maior parte da capa, sobre uma foto da cantora.

'Extraordinary Machine', o terceiro álbum de Fiona Apple saiu em 2005, depois de um longo hiato. Originalmente, esse disco foi gravado em 2002 com o produtor Jon Brion para ser lançado no ano seguinte. Porém, expeculou-se na época que a Sony rejeitou esse trabalho por achá-lo anticomercial.  Entre 2004 e 2005, Fiona Apple regravou as canções de 'Extraordinary Machine' com os produtores Mike Elizondo e Brian Kehew.

Recebido com resenhas positivas, 'The Idler Wheel Is Wiser Than the Driver of the Screw and Whipping Cords Will Serve You More Than Ropes Will Ever Do', o quarto album da cantora foi lançado em junho de 2012.

Related Posts

Log In or Sign up to comment.