Biography

Não se trata do velho modelo de carro da Ford, mas, sim, de uma das bandas mais aclamadas do indie rock surgidas no final dos anos 80. O Galaxie 500 foi formado em 1986, na cidade Boston, pelo neozelandês (radicado nos EUA) Dean Wareham e pelos americanos Damon Krukowski e Naomi Yang. O trio foi um dos representantes americanos do movimento shoegaze. Porém, o gênero que mais defina a música do grupo seja o slowcore.

Em 1987, o trio lançou o primeiro single "Tugboat". Já no ano seguinte saiu o primeiro álbum, 'Today'. Com forte influência do Velvet Underground, o Galaxie 500 se tornou cultuado na Europa após o lançamento do segundo álbum, 'On Fire' (1989). 'On Fire' teve ótima recepção pela crítica. E, pode-se dizer que seja o clássico da banda.

'This is Our Music', lançado em 1990, foi o terceiro e último álbum do Galaxie 500. Devido a problemas financeiros, a banda se dissolveu em 1991.

Após o fim do Galaxie 500, Dean Wareham formou o Luna, e Damon Krukowski e Naomi Yang formaram o duo Damon & Naomi.

Apesar da breve existência, o Galaxie 500 ser tornou uma das bandas mais cultuadas no meio alternativo. Em 1996 a Rykodisc - gravadora canadense - lançou uma caixa com os três álbuns de estúdio do trio e uma coletânea com b-sides e raridades.

A discografia do Galaxie 500 foi lançada no começo de 2001 no Brasil, pela gravadora Trama. Além dos três álbuns oficiais, foram lançados uma coletânea ('The Portable') e um disco ao vivo ('Copenhagen'), com músicas tiradas de um show realizado na Dinamarca, antes do fim do grupo.

Related Posts

Deixe Seus Comentários

Log In or Sign up to comment.