Galaxie 500

Galaxie 500

Biografia

Não se trata do velho modelo de carro da Ford, mas, sim, de uma das bandas mais aclamadas do indie rock surgidas no final dos anos 80. O Galaxie 500 foi formado em 1986, na cidade Boston, pelo neozelandês (radicado nos EUA) Dean Wareham e pelos americanos Damon Krukowski e Naomi Yang. O trio foi um dos representantes americanos do movimento shoegaze. Porém, o gênero que mais defina a música do grupo seja o slowcore.

Em 1987, o trio lançou o primeiro single "Tugboat". Já no ano seguinte saiu o primeiro álbum, 'Today'. Com forte influência do Velvet Underground, o Galaxie 500 se tornou cultuado na Europa após o lançamento do segundo álbum, 'On Fire' (1989). 'On Fire' teve ótima recepção pela crítica. E, pode-se dizer que seja o clássico da banda.

'This is Our Music', lançado em 1990, foi o terceiro e último álbum do Galaxie 500. Devido a problemas financeiros, a banda se dissolveu em 1991.

Após o fim do Galaxie 500, Dean Wareham formou o Luna, e Damon Krukowski e Naomi Yang formaram o duo Damon & Naomi.

Apesar da breve existência, o Galaxie 500 ser tornou uma das bandas mais cultuadas no meio alternativo. Em 1996 a Rykodisc - gravadora canadense - lançou uma caixa com os três álbuns de estúdio do trio e uma coletânea com b-sides e raridades.

A discografia do Galaxie 500 foi lançada no começo de 2001 no Brasil, pela gravadora Trama. Além dos três álbuns oficiais, foram lançados uma coletânea ('The Portable') e um disco ao vivo ('Copenhagen'), com músicas tiradas de um show realizado na Dinamarca, antes do fim do grupo.

Artistas Relacionados

Posts Relacionados




Band Of Horses