Guided By Voices

Biography

O Guided By Voices foi formado em 1983 na cidade americana de Dayton, Ohio, pelo professor de matemática Robert Pollard. Inicialmente, o grupo funcionou como um hobby de  Robert Pollard, que além de outros músicos, contou com a colaboração do seu irmão Jim Pollard. Os primeiros álbuns da banda – lançados por pequenos selos -  foram gravados sem muitos recursos tecnológicos, por isso a banda sempre foi associada ao estilo lo-fi.

Em 1985, o guitarrista Tobin Sprout e o baixista Dan Toohey se juntaram à banda. No ano seguinte, o Guided By Voices lançou o EP 'Forever Since Breakfast'. O primeiro álbum - 'Devil Between My Toes' – saiu em 1987. Nesse ano, a banda lançou também o segundo, intitulado 'Sandbox'. Na sequência vieram 'Self-Inflicted Aerial Nostalgia' (1989) e 'Same Place the Fly Got Smashed' (1990).

Porém, o grupo somente começou a adquirir o reconhecimento fora da sua cidade com o álbum 'Propeller' (1992) , lançado pelo selo Rockathon Records. A banda começou a ganhar fãs no circuito de rock universitário americano e a simpatia de nomes como Kim Deal (Pixies, Breeders) e Thurston Moore (Sonic Youth). Ainda, nessa época, Mitch Mitchell (guitarra) e Kevin Fennell (bateria) foram adicionados a banda.

Com 'Vampire on Titus', lançado em 1993 pelo selo Scat Records, os discos do Guided By Voices passaram a ter uma ampla distribuição, atingindo um público maior. No final daquele ano, Greg Demos substituiu Dan Toohey. No ano seguinte, o grupo lançou 'Bee Thousand', álbum que teve a distribuição realizada pela Matador Records, gravadora com a qual a banda assinou na sequência.

'Bee Thousand' recebeu críticas positivas de publicações como Rolling Stone e Entertainment Weekly. A música "I Am a Scientist" teve o seu vídeo exibido diversas vezes na MTV americana. 'Alien Lanes' , álbum de 1995, também foi bem recebido por crítica e público. Na sequência saiu 'Under the Bushes Under the Stars', em 1996. Nesse ano,  Robert Pollard dispensou o outros membros do grupo e com o apoio de integrantes da banda Cobra Verde lançou o disco 'Mag Earwhig!', em 1997.

Em 1999, o Guided By Voices saiu da Matador Records e assinou com a TVT Records, pela qual lançou os álbuns 'Do the Collapse' (1999) e 'Isolation Drills' (2001). Em 2002, o grupo retornou para a Matador, e lançou 'Universal Truths and Cycles' (2002), 'Earthquake Glue' (2002) e 'Half Smiles of the Decomposed' (2004). Esse saiu como sendo o último álbum da banda. Robert Pollard anunciou que o grupo encerraria a carreira após o último show da turnê, que foi realizado na casa de shows Metro, na cidade de Chicago, no dia 31 de dezembro de 2004.

Porém, em 2010, o Guided By Voices retornou com a sua formação mais clássica (1993-1996), reunindo  Pollard (vocais), Mitch Mitchell  (guitarrra), Tobin Sprout (guitarra/teclados), Greg Demos (baixo) e Kevin Fennell (bateria), para um show na festa de 21 anos da  Matador Records. Eles seguiram em turnê e em 2011 foi anunciado um novo trabalho, que saiu em janeiro de 2012 sob o nome de 'Let's Go Eat the Factory'. Ainda em 2012, a banda lançou 'Class Clown Spots a UFO' e 'The Bears for Lunch'. No ano seguinte saiu 'English Little League'. No primeiro semestre de 2014, o grupo lançou 'Motivational Jumpsuit' e 'Cool Planet'. Um novo álbum, 'Please Be Honest', saiu em 2016. 'August by Cake', um álbum duplo, foi lançado no ano seguinte. Ainda em 2017, Guided By Voices lançou 'How Do You Spell Heaven'.

A partir de 1996,  Robert Pollard lançou uma série de álbuns solos.



Guided By Voices: On Tour

October 06
Lexington, KY
United States
October 13
Durham, NC
United States
October 14
Columbia, SC
United States
October 24
Omaha, NE
United States
October 25
Denver, CO
United States

Related Artists

Related Posts




The Breeders