Joy Division

Joy Division

Biography

O Joy Division foi formado em 1977, em Manchester, Inglaterra, por Ian Curtis (vocalista - guitarrista), Bernard Sumner (guitarrista - tecladista), Peter Hook (baixista - vocalista) e Stephen Morris (percursionista - baterista). A banda se tornou uma das principais referências do pós-punk inglês do final dos anos 1970 e começo dos anos 1980.

Influenciado por Velvet Underground, David Bowie e Iggy Pop, o  Joy Division se caracterizou por fazer canções densas, marcadas principalmente pela bateria de Stephen Morris e por letras com tendências  depressivas, e também, pelo uso de sintetizadores em suas músicas.

Ian Curtis conheceu os outros membros da banda em um show do Sex Pistols, no dia 04 de junho de 1976. Antes de adotarem o nome de Joy Division, a banda foi chamada de Warsaw, nome inspirado na música "Warszsawa", do álbum  'Low', de David Bowie. Mas, como já existia uma banda londrina chamada Warsaw Pakt, esse nome foi descartado.

O primeiro trabalho de estúdio do Joy Division foi o EP 'An Ideal For Living' (1978), ainda com forte influência do movimento punk. Mas, foi após assinarem com a gravadora independente Factory Records e começar a trabalhar com o produtor Martin Hannett, que o som da banda começou a ganhar o formato que virou influência para muitas das bandas que surgiram nas décadas seguintes.

Depois de lançar duas músicas ("Digital" e "Glass") em uma coletânea da Factory Records, o grupo  lançou o álbum de estréia, 'Unknown Pleasures' (1979). O disco teve grande repercussão entre o público e a crítica, devido à sua sonoridade soturna e às letras intimistas. Destaque para as músicas "She's Lost Control", "Shadowplay" e "New Dawn Fades".

Ainda em 1979, o Joy Division lançou o primeiro single, “Transmission”, que ficou conhecido em razão da performance que a banda fez em um programa de TV, da BBC2.

No começo de 1980, Ian Curtis, que sofria de epilepsia, também começou a ter problemas conjugais. Mesmo assim, o Joy Division gravou no mês de março o álbum 'Closer'. No final de 
abril foi lançado o compacto 7" de “Love Will Tear Us Apart”, música que se tornaria o maior hit da banda.

No dia 18 de maio de 1980, um dia antes da viagem que o Joy Division faria para os Estados Unidos, em primeira turnê internacional, o Ian Curtis cometeu suicídio. O álbum 'Closer' foi lançado em julho do mesmo ano e tornou-se um dos discos mais cultuados do rock moderno.

Após a morte de Ian Curtis, os outros membros da banda formaram o New Order.

Nos anos seguintes, duas coletâneas essenciais do Joy Division formam lançadas:  'Still' (1981), com sobras de estúdio e músicas ao vivo tiradas do último concerto da banda, e 'Substance' (1988), uma coletânea de singles e lados B.

Em 2007, saiu o filme "Control", dirigido por Anton Corbijn, baseado na biografia de Ian Curtis escrita por Deborah Curtis, viúva do vocalista, que aborda a história da banda. No mesmo ano também saiu o documentário "Joy Division", dirigido por Grant Gee.

Related Artists

Related Posts


Black Mountain