Leonard Cohen

Leonard Cohen

Biografia

O cantor, compositor, poeta e escritor canadense Leonard Norman Cohen nasceu em 21 de setembro de 1934, em Montreal.  Apesar de ser cultuado no cenário musical, principalmente no rock alternativo, tendo fãs ilustres como Bono (U2), Nick Cave, Michael Stipe (R.E.M.) e Frank Black (Pixies),  Leonard Cohen passou a se dedicar à música depois dos 30 anos, quando já era conhecido como escritor de livros de poesia e romances, tendo como principal influência o poeta e dramaturgo espanhol García Lorca.

Na música, carreira levada paralelamente à de escritor, Leonard Cohen ganhou notoriedade pelo seu folk sombrio, por sua voz de estilo bem peculiar (grave e quase falada), com letras abordando temas como profecias, espiritualidade, sexo, desolação e paixões.

Já morando nos EUA, Cohen lançou o seu primeiro álbum - 'Songs of Leonard Cohen' – em 1967.   Esse disco de estreia foi bem recebido pelo público, principalmente no Reino Unido, onde ficou mais de um ano nas listas de álbuns mais vendidos. Mais tarde, em 1971, o diretor de cinema  Robert Altman utilizou as faixas "Sisters of Mercy", "Winter Lady" e "The Stranger Song" na trilha sonora do filme "McCabe & Mrs. Miller".

Os dois álbuns seguintes - 'Songs from a Room' (1969) e 'Songs of Love and Hate' (1971) – foram produzidos pelo produtor Bob Johnston, conhecido pelos seus trabalhos com Bob Dylan, Simon and Garfunkel, Johnny Cash, entre outros.

Em 1974, o cantor lançou o álbum 'New Skin for the Old Ceremony'. O disco seguinte - 'Death of a Ladies' Man' – foi marcado por divergências entre Cohen e Phil Spector, o produtor do mesmo. Cohen nunca escondeu a sua insatisfação como resultado final do disco.

Após o álbum 'Recent Songs' (1979), Leonard Cohen entrou num período de reclusão, no qual se  dedicou à escrita e ao budismo. Ele retornou com um novo disco em 1984, quando lançou 'Various Positions', álbum que traz "Hallelujah", música frequentemente regravada por outros artistas, como Jeff Buckley, que a incluiu no seu álbum de estreia, 'Grace' (1994).

O álbum 'I'm Your Man', de 1988, foi um dos mais aclamados do artista, levando-o a uma extensa turnê pela Europa, EUA e Canadá. 'I'm Your Man' se destacou principallmente por apresentar elementos da música pop moderna, como o uso de sintetizadores.

Após o sucesso de 'I'm Your Man', Cohen passou a lançar seus álbuns de estúdio com longos intervalos de tempo. Muito por causa da sua dedicação ao budismo. Em 1992 saiu o disco 'The Future'. 'Ten New Songs', o álbum co-escrito e produzido por pela cantora/compositora/produtora  Sharon Robinson, saiu em 2001. Ainda na primeira década dos anos 2000, ele lançou 'Dear Heather', em 2004.

Recebido com críticas positivas por publicações como Rolling Stone e The Guardian , 'Old Ideas' - o décimo segundo álbum de estúdio de Leonard Cohen - saiu em janeiro de 2012. Um novo álbum, 'Popular Problems', saiu em 2014. Em 2016, Cohen lançou 'You Want It Darker'.

Artistas Relacionados

Posts Relacionados




Jagwar Ma