Biography

Richard Melville Hall nasceu no dia 11 de setembro de 1965 no bairro do Harlem, na cidade de Nova York. O nome Moby ele recebeu quando criança, tirado do livro 'Moby-Dick', do escritor Herman Melville, de quem o músico americano herda parentesco.

Moby começou na música aos nove anos aprendendo a tocar guitarra, e, na sequência, piano e bateria. Entre 1982 e 1985, ele tocou em banda de hardcore punk chamada Vatican Commandos, que lançou um EP intitulado 'Hit Squad for God'. Em 1988, Moby teve uma breve passagem pela banda Ultra Vivid Scene.

'Mobility', lançado em 1990, foi o seu primeiro single do Moby como artista do gênero techno. No ano seguinte saiu "Go", música que trouxe mais visibilidade para o músico. "Go" foi adicionada ao primeiro álbum, '', lançado em 1992. No ano seguinte foi lançado '', disco que recebeu pouca atenção da crítica.

Em 1994, Moby assinou contrato com a Elektra Records. E, no ano seguinte saiu o álbum '', que foi bem recebido pela imprensa americana. O músico se apresentou na edição daquele ano do Lollapalooza, tocando ao lado de artistas como  , , e .

No álbum '', de 1996, Moby trocou o techno pelo punk rock. Esse disco de guitarras pesadas inclui uma versão da música "That's When I Reach for My Revolver", do .

O retorno do músico à música eletrônica aconteceu no bem sucedido álbum '' (1999), que trouxe os seus maiores hits - "", "" e "".

Na primeira década dos anos 2000, Moby lançou os álbuns '' (2002), '' (2005), '' (2008) e '' (2009).

Em 2011, ele lançou o seu décimo álbum de estúdio, intitulado ''. '', álbum que tem Wayne Coyne () e entre os convidados, saiu em 2013.

Em 2016, Moby apareceu com o projeto Moby & Void Pacific Choir. E, sob esse nome, lançou o álbum ''.

Related Posts

Deixe Seus Comentários

Log In or Sign up to comment.