Biography

Uma das principais bandas do chamado post-rock (rótulo criada nos anos 90 para definir a música complexa e experimental de grupos como Slint, Tortoise, entre outros), o Mogwai foi formado na cidade de Glasgow, na Escócia, por Stuart Braithwaite (guitarra – vocal), Dominic Aitchison (baixo – guitarra), Martin Bulloch (bateria) e John Cummings (guitarra).

O primeiro disco do grupo foi a compilação 'Ten Rapid', lançada em 1997, reunindo os primeiros singles da banda. No primeiro álbum de estúdio, 'Young Team', o Mogwai contou com um membro temporário, o Brendan O'Hare (ex-Teenage Fanclub).

No álbum seguinte, 'Come on Die Young', lançado em 1999, Barry Burns (teclados – guitarra) ocupou o lugar deixado por Brendan O'Hare, tornando-se oficialmente o quinto integrante da banda.

Na turnê do álbum 'Rock Action' , lançado em 2001, o Mogwai passou pelo Brasil, em maio de 2002, apresentando-se em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

'Happy Songs for Happy People', um álbum com título irônico, foi lançado em 2003. Na sequência saiu 'Mr Beast', em 2006. Ainda nesse ano, o Mogwai compôs a trilha sonora do documentário "Zidane: A 21st Century Portrait", filme sobre o jogador francês de futebol Zinedine Zidane.

Em 2008, a banda lançou o álbum 'The Hawk Is Howling'. Dois anos depois, saiu o primeiro disco ao vivo do grupo, 'Special Moves', em CD/DVD.

Depois de um longo tempo tendo seus discos lançados nos EUA pela Matador Records, em 2010 a banda saiu dessa gravadora e assinou com a Sub Pop. No ano seguinte saiu 'Hardcore Will Never Die, But You Will', o sétimo álbum de estúdio do Mogwai.

A banda retornou com um novo álbum de estúdio em janeiro de 2014, quando lançou 'Rave Tapes'. Em 2016 saiu 'Atomic',  uma trilha sonora para o documentário "Atomic: Living in Dread and Promise".

Related Posts

Deixe Seus Comentários

Log In or Sign up to comment.