Home / Artistas /

New Order

Formado em 1980 na cidade de Manchester, Inglaterra, pelos remanescentes do Joy Division - Peter Hook (baixo), Stephen Morris (bateria) e Bernard Sumner (guitarra - vocais) -  e Gillian Gilbert (teclados - guitarra), o New Order se consagrou como um dos grupos mais importantes do pop/rock inglês. O Joy Division teve o seu fim nesse mesmo ano após o suicídio do vocalista Ian Curtis.

Com uma sonoridade própria, misturando rock com música eletrônica, ritmos que com o tempo se popularizaram na dance music, o New Order produziu alguns dos grandes  hits dos anos 1980: "Blue Monday", "The Perfect Kiss", "Bizarre Love Triangle", "Confusion", entre outros.

O primeiro single lançado pelo grupo continha duas músicas escritas ainda na frase do Joy Division: "Ceremony" e "In a Lonely Place". Em setembro de 1981, a Factory Records, gravadora independente que também abrigou o Joy Division, lançou um compacto intitulado 'Procession', que antecedeu 'Movement', o primeiro álbum do New Order, lançado em novembro daquele ano.

O disco 'Movement' ainda traz referências sonoras e a atmosfera melancólica da Joy Division. Porém, a partir de 'Power, Corruption and Lies' (1983), o segundo álbum, o New Order começou a distanciar da sombra de Ian Curtis e criar músicas mais dançantes, tendo Kraftwerk, Afrika Bambaata, disco music e o produtor italiano Giorgio Moroder como influências.

Ainda em 1983, a banda lançou o single "Blue Monday", que é considerada por muitos seguidores de música pop como a música mais importante da cena eletrônica dos anos 1980.

'Low Life', álbum de 1985, traz o hit "Perfect Kiss", que teve o videoclipe dirigido pelo cineasta americano Jonathan Demme.

Em 1986, com o álbum 'Brotherhood' veio uma das músicas mais famosas do quarteto, "Bizarre Love Triangle". No ano seguinte saiu a essencial coletânea 'Substance', reunindo todos os singles lançados pela banda.

Sob forte influência da acid house, o disco 'Technique', de 1989, trouxe os hits "Fine Time" e "Round and Round". Esse álbum saiu na época que a casa noturna Hacienda, pertencente á Factory Records, estava sendo invadida pela acid house.

Ainda, em 1989, Bernard Sumner formou o projeto paralelo Electronic em parceria com o ex-guitarrista dos Smiths, Johnny Marr. E, Peter Hook também formou o seu projeto, o Revenge.

Em 1992 foi declarada a falência da Factory Records e o próximo álbum do New Order, 'Republic' (1993) saiu pela London Records. Depois de 'Republic', que teve a faixa "Regret" como principal single, a banda entrou em uma longa pausa. Um novo álbum de estúdio do grupo somente saiu em 2001. 'Get Ready' traz a música do grupo mais orientada pelo guitarra, fugindo do estilo eletrônico. Destaque para as faixas "Crystal" e  "60 Miles an Hour". Nessa época, Gillian Gilbert saiu da banda para se dedicar à sua filha. Ela é casada com o baterista Stephen Morris. E em seu lugar entrou Phil Cunningham.

Em 2005, a banda lançou 'Waiting For The Siren' Cal', que segue a mesma fórmula do seu antecessor.

Em 2007, após conflitos na banda, Peter Hook anunciou sua saída e o fim da banda. Porém, Bernard Sumner e Stephen Morris negaram o fim do New Order com a saída de Hook.

No Segundo semestre de 2011, após uma longa pausa, New Order retornou para realizar alguns shows, marcando o retorno da tecladista Gillian Gilbert à banda e a inclusão do baixista Tom Chapman, no lugar de Peter Hook.

No início de 2013 saiu 'Lost Sirens', um álbum composto por faixas que foram gravadas durante as seções de 'Waiting for the Sirens' Call'.

Fotos

Salford
Reino Unido

New Order

Login