Biography

Na virada dos anos 80, o chamado rock alternativo americano tinha como referências marcantes nomes como Sonic Youth, Dinosaur Jr. e Pixies. Mas, aos poucos a atenção foi direcionada para a cidade de Seattle.  Onde uma pequena gravadora, a Sub Pop, vinha revelando bandas que começavam a fazer barulho. A música de Mudhoney, Soundarden, TAD, Nirvana e outras, acabou chegando aos quatros cantos do planeta.

Nirvana, a banda formada na cidade de Aberdeen, em 1988, por Kurt Cobain (vocal – guitarra), Krist Novoselic (baixo) e, posteriormente,  Dave Grohl (bateria), foi o fenômeno do movimento grunge, como ficou conhecido.

O primeiro registro do Nirvana, na Sub Pop, foi um single com duas músicas: "Love Buzz" e "Big Cheese". E logo veio 'Bleach'. O primeiro disco do Nirvana revelou uma banda cheia de energia. O que chamou a atenção das grandes gravadoras. E a história não poderia ser diferente: a banda assinou contrato com a Geffen Records. E em setembro de 1991 foi lançado o segundo disco. 'Nevermind' não trazia a mesma “sujeira sonora” de Bleach', mas uma seqüência de hits que transformou o álbum na principal referência do rock dos anos 90. De "Smells Like Teen Spirit" à "Something In The Way", toda a atitude punk temperada por fortes melodias dão a dimensão da música visceral e honesta do trio.

O álbum 'Incesticide', de 1992, é uma compilação reunindo faixas gravadas para o programa de John Peel e raridades. "Molly's Lips" e "Son Of A Gun" são regravações de músicas da banda escocesa The Vaselines, uma das favoritas de Kurt Cobain.

A fúria sonora da banda teve continuidade em 'In Utero', álbum de estúdio de 1993. Mas, os problemas de Kurt Cobain com as drogas colocaram um fim na carreira da banda. No dia 8 de abril de 94, o vocalista foi encontrado morto em sua casa, com um tiro, vítima de suicídio. Era o fim do rapaz simples, que se transformou em um ídolo, e não soube conviver com isso. E, também, o fim da banda que trouxe um novo ânimo para rock.

Na discografia do Nirvana ainda fazem parte os álbuns 'Unplugged In New York' de 1994 e 'From The Muddy Banks Of The Wishkah', lançado em 1996, com faixas ao vivo.

Após o fim do Nirvana, Dave Grohl formou o Foo Fighters.

Related Posts

There are 2 Comments

  1. DavidSilva
    10:35 AM - 09 July, 2010

    Acho que foi último grande momento do chamado rock alternativo. Não somente pelo nirvana, mas pelas inúmeras bandas que surgiram naquela época.

    Reply
  1. DavidSilva
    11:35 AM - 09 July, 2010

    Acho que foi último grande momento do chamado rock alternativo. Não somente pelo nirvana, mas pelas inúmeras bandas que surgiram naquela época.

    Reply

Deixe Seus Comentários

Log In or Sign up to comment.