Biografia

Formada em 1992 na cidade de Belo Horizonte por John Ulhoa  (voz-guitarra-violão-teclados), Ricardo Koctus (baixo-voz) e Fernanda Takai (voz-violão-guitarra), a banda Pato Fu lançou o seu primeiro álbum - 'Rotomusic de Liquidificapum' - em 1993. O disco se destacou pelo pop experimental que se tornaria uma das marcas na música do grupo.

Em 1995, Xande (bateria) entrou na formação da banda. Nesse mesmo ano foi lançado o álbum ‘Gol de Quem?’. É desse álbum o primeiro grande hit do Pato Fu: "Sobre o Tempo". Na sequência vieram 'Tem Mas Acabou' (1996), 'Televisão de Cachorro' (1998) e ‘Isopor' (1999), discos que trouxeram alguns hits que firmaram o grupo no cenário do pop/rock brasileiro. "Canção Pra Você Viver Mais", "Perdendo Dentes", "Made In Japan" e "Depois" são alguns desses hits.

No sexto disco ('Ruído Rosa', de 2001), o Pato Fu buscou novos caminhos para sua música, indo mixar oitos faixas no estúdio Strongroom, em Londres, onde passaram artistas como U2, Radiohead, Travis, entre outros. Clive Goddard, que trabalhou com artistas como Primal Scream, foi o responsável pela mixagem.

'Ruído Rosa' trouxe as regravações das músicas "Eu" (Frank Jorge), "Ando Meio Desligado" (Mutantes) e a irreconhecível "Tolices" (Ira!).

Em 2002, em comemoração aos dez anos de carreira, o Pato Fu lançou o disco (nos formatos CD e DVD) 'MTV ao Vivo', gravado no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte. O álbum traz hits da banda e quatro músicas inéditas. A partir deste álbum o tecladista e pianista Lulu Camargo (ex-Karnak) passou a ser um membro do grupo.

Em 2005 saiu o álbum 'Toda Cura Para Todo Mal', que inaugura o selo da própria banda, o Rotomusic. 'Daqui pro Futuro', o oitavo álbum de estúdio, foi lançado em 2007. Em 2008, Fernanda Takai lançou o seu primeiro álbum solo, intitulado 'Onde Brilhem os Olhos Seu'.

Em 2010, o Pato Fu lançou um álbum de covers, intitulado 'Música de Brinquedo', o qual foi gravado utilizando somente instrumentos de brinquedo. Em 2014, a banda anunciou a saída do baterista Xande Tamietti, que foi substituído por Glauco, do grupo Tianastácia. No mesmo ano saiu o álbum 'Não Pare Pra Pensar', o primeiro de canções inéditas desde 'Daqui pro Futuro'.

A banda lançou em 2017 'Música de Brinquedo 2', a sequência do trabalho lançado em 2010.

Pato Fu | video_library

Artistas Relacionados

playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
Wry
playlist_playTop Músicas

Posts Relacionados

Ex Hex