Pixies

Pixies

Biography

Apesar da breve e fulminante existência, o Pixies deixou influências pelos quatro cantos do planeta. De Nirvana a grupos semidesconhecidos, todos agradeceram a algum Deus por um dia Black Francis, Joey Santiago, Kim Deal e David Lovering formarem em 1986 essa essencial banda da cidade americana de Boston.

Os primeiros ensaios aconteceram na garagem do pai de David Lovering (bateria). O filipino Joey Santiago (guitarra) e seu amigo Black Francis (vocal e guitarra) nomearam a banda de Pixies, algo como pequenos duendes. Kim Deal (baixo e vocal) se caracterizou como o lado delicado da banda. O vocal sussurrado/gritado de Black versus o vocal meigo de Kim.
No início, o Pixies tocava em lugares esquisitos pelo interior americano. Porém, não demorou muito tempo para a banda assinar contrato com a gravadora inglesa 4AD. Através do cultuado selo, em 1987, o grupo lançou 'Come On Pilgrim', um mini álbum.

A música do Pixies é basicamente punk rock pop, com influências de música latina, surf music, noise rock e psicodelia. Black Francis, o mentor da banda, viveu durante um tempo em Porto Rico. Daí a explicação para as expressões e algumas letras do grupo em espanhol. A bíblia, cinema e ficção foram as principais fontes de inspiração para suas canções.

O primeiro álbum, 'Surfer Rosa' (1988) e o segundo, 'Doolittle' (1989), colocaram o Pixies como a banda mais querida no mundo independente. A impressa alternativa inglesa classificou a banda como a melhor do mundo.

Já o terceiro álbum, 'Bossanova' (1990), apresentou uma sonoridade mais pop. Destaque para a bela faixa "Velouria". E, o quarto e último álbum saiu em 1991. Intitulado 'Trompe Le Monde', o disco não teve a mesma boa recepção que os anteriores. Mas não deixa de ser um trabalho interessante.

Surpreendentemente, em 1993, a banda se dissolveu. Black Francis virou Frank Black e seguiu carreira solo. Kim Deal continuou tocando com sua banda paralela, The Breeders.

Em 2004, o Pixies, com sua formação original, voltou aos palcos, inclusive tocando no Brasil, no Curitiba Pop Festival. Ainda naquele ano, a banda lançou uma música intitulada "Bam Thwok”.

Pixies, que se apresentou pela segunda vez no Brasil em 2010 (Festival SWU), continuou regularmente excursionando, mas sem lançar material novo até 2013, quando o quarteto entrou em estúdio com o produtor Gil Norton. Porém, durante as sessões de gravação, Kim Deal saiu da banda. Deal foi substituída pela baixista Kim Shattuck. Em julho de 2013, a banda lançou a música "Bagboy". Em setembro do mesmo ano saiu o EP 'EP1', lançado através do website do grupo. Dois meses depois, em novembro, Shattuck foi despedida da banda. Alguns dias depois, Paz Lenchantin (Zwan, A Perfect Circle) foi anunciada como a nova baixista da banda.

Em janeiro de 2014, Pixies lançou outro EP, intitulado 'EP2', e na sequência, em março, saiu 'EP3'. As faixas desses três EPs foram lançadas em 'Indie Cindy' (abril de 2014), o primeiro álbum completo da banda lançado desde 'Trompe Le Monde' (1991).



Pixies: On Tour

September 23
Asbury Park, NJ
United States
September 24
Port Chester, NY
United States
September 26
Portland, ME
United States
September 27
Montreal, Canada
Canada
September 29
Toronto, Canada
Canada

Related Artists

Related Posts




Grant Lee Buffalo