Biography

No início dos anos 90, na explosão do rock alternativo, surgiram várias cantoras, mas poucas foram tão influentes como a inglesa PJ Harvey. Sua distinta música, com letras abordando temas como sexo, amor e religião, foi aclamada pela crítica logo nos seus primeiros trabalhos.

Polly Jean Harvey nasceu em 9 de outubro de 1969, na região de Dorset. Ela cresceu na zona rural, executando atividades como castrar ovelhas. Na adolescência, no período da faculdade, Polly Jean Harvey começou a sua carreira na música, tocando em diversas bandas. Em 1991, ela formou a banda a PJ Harvey, com o baixista Steve Vaughan e o baterista Robert Ellis.

Pela Too Pure Records, o trio lançou os dois primeiros singles, "Dress" e "Sheela-Na-Gig", em 1992. E, no mesmo, ano saiu 'Dry', o álbum de estréia, pela Island Records. Na sequência desse lançamento, a banda seguiu numa extensa turnê, tocando também no Reading Festival.

Com produção de Steve Albini, PJ Harvey lançou em 1993 o ruidoso 'Rid Of Me'. Depois da turnê desse segundo álbum, Steve Vaughan e Robert Ellis saíram da banda, e PJ Harvey se tornou uma artista solo.

A partir do disco 'To Bring You My Love' (1995), as músicas da cantora ficaram mais suaves, com menos peso nas guitarras, mas sem deixarem de ser instigantes. "Down by the Water" e 'To Bring You My Love' foram os principais hits desse álbum.

Em 1996, Polly Jean Harvey lançou um álbum em parceria com o multi-instrumentista John Parish, intitulado 'Dance Hall At Louse Point'. Ainda na década de 90, ela lançou 'Is This Desire?', em 1998.

Em 1999, PJ Harvey ficou seis meses em Nova York, onde gravou o seu álbum mais pop. 'Stories from the City, Stories from the Sea' saiu no ano 2000, e no ano seguinte ganhou o Mercury Prize.

No álbum 'Uh Huh Her', de 2004, a artista tocou todos os instrumentos, exceto bateria. O disco teve resenhas positivas, mas não obteve sucesso comercial.

Em 2007, a cantora surpreendeu com o álbum 'White Chalk'. Tendo suas músicas baseadas no piano, 'White Chalk' traz uma mudança brusca na sonoridade da artista. Dois anos depois, em 2009, PJ Harvey lançou o segundo álbum em parceria com John Parish, o 'A Woman a Man Walked By'.

O aclamado 'Let England Shake', o oitavo disco solo de estúdio da cantora, foi lançado em fevereiro de 2011. O álbum ganhou Mercury Prize daquele ano.

No início de 2015, Pj Harvey começou as gravações de um novo disco. As primeiras gravações começaram a ser realizadas num estúdio dentro de uma caixa de vidro localizada no centro cultural Somerset House, em Londres, na forma de uma instalação artística, na qual o público podia somente ver o processo de gravação que acontecia dentro do caixa. Esse álbum, intitulado 'The Hope Six Demolition Project', foi lançado em abril de 2016.

Related Posts

Deixe Seus Comentários

Log In or Sign up to comment.