Biography

O Queens Of The Stone Age teve sua origem em outra banda: o Kyuss, grupo de Palm Desert, Califórnia. Uma das representantes do stoner rock (estilo originário principalmente do hard rock/heavy metal), o Kyuss teve na sua formação nomes como Josh Homme, Nick Oliveri, John Garcia e Alfredo Hernandez. Em 1995, a banda se desfez e Josh Homme foi morar em Seattle, onde ingressou no Screaming Trees.

Em 1997, com os amigos Alfredo Hernandez (bateria) e Nick Oliveri (baixo), Josh Homme formou o Queens Of The Stone Age. A banda lançou o seu primeiro álbum em 1998. Intitulado simplesmente 'Queens of the Stone Age', o disco não teve o mesmo reconhecimento que os próximos álbuns ganhariam.

'R' (2000) e 'Songs for the Deaf'(2002) colocaram a banda como uma das mais criativas e cultuada dentro do rock do início dos anos 2000. 'R' definiu o estilo que consagrou o QOTSA: canções minimalista levadas por um baixo denso, bateria pulsante e ataques de guitarras. O álbum teve a participação nos vocais de Mark Lanegan (Screaming Treees) e Rob Halford (Judas Priest). Foi com esse disco no currículo que a banda desembarcou no Brasil, para o festival Rock In Rio, no início de 2001. No festival brasileiro, não foi a música do grupo que teve destaque, mas sim, o fato do baixista Nick Oliveri subir ao palco completamente nu, apenas protegido por seu baixo, causando um conflito com a polícia local.

'Songs for the Deaf' foi um dos mais aguardados discos de 2002. E por que? Não somente pelo respeito que a banda adquiriu após 'R', mas também porque Dave Grohl assumiu a bateria da banda durante as gravações. O líder do Foo Fighters (e ex-Nirvana) contribui para toda a expectativa e, de certa forma, para o bom resultado final do álbum.

Em 2004, depois de sérios desentendimentos entre Josh Homme e Nick Oliveri, este foi demitido do grupo.

Em 2005, com Josh Homme, Joey Castillo, Alain Johannes, Van Leeuwan e Mark Lanegan na formação, o QOTSA lançou o álbum 'Lullabies to Paralyze'. O excelente álbum 'Era Vulgaris' foi lançado em 2007.

Em 2009, Josh Homme apareceu com o projeto Them Crooked Vultures, que também contava com John Paul Jones (Led Zeppelin) e Dave Grohl. O trio lançou um álbum no mesmo ano, intitulado apenas 'Them Crooked Vultures'.

Pela Matador Records, o QOTSA lançou em junho de 2013 o álbum '...Like Clockwork', com Mark Lanegan, Trent Reznor, Elton John e o ex-integrante Nick Oliveri entre os convidados. Antes, em março do mesmo ano, a banda se apresentou no festival Lollapollooza Brasil, onde o baterista Jon Theodore (ex-The Mars Volta) fez a estreia ao vivo com o grupo.

Related Posts

Deixe Seus Comentários

Log In or Sign up to comment.