Sharon Van Etten

A cantora/compositora americana Sharon Van Etten teve uma modesta estreia fonográfica em 2009, quando lançou o seu primeiro álbum, 'Because I Was In Love'. Embora, o disco tenha sido bem avaliado por sites como o Pitchfork Media. A sua música, classificada de indie folk, destaca se por sua voz marcante – já foi comparada à de Cat Power - em baladas delicadas. Sharon Van Etten teve como principal incentivador da carreira na música o seu amigo Kyp Malone, o multi-instrumentista do TV on the Radio.

Nascida no ano de 1981 em Nova Jersey, Van Etten foi em 1999 para o Tennessee, estudar na  Middle Tennessee State University, onde pretendia se formar para ser engenheira de som. Porém, depois de um ano, ela abandonou a universidade por "não ser uma boa aluna". Do Tennessee, ela foi fugiu, em 2004, de um relacionamento destrutivo que mantinha com um namorado controlador.

De volta a Nova Jersey, Sharon Van Etten passou a usar a música como terapia, escrevendo canções, lançando CDs demos de suas músicas e, com ajuda da família, começou a tocar ao vivo.

Com ajuda de Kyp Malone, a cantora se estabeleceu em Nova York, mais precisamente no Brooklyn. Em 2009, Van Etten lançou o seu álbum de estreia e também cantou na música "Thirteen", do aclamado álbum 'Hospice' (da banda The Antlers).

Em setembro de 2010 saiu 'Epic', o segundo álbum, que foi aclamado pela crítica. E, a cantora conseguiu alguns admiradores notáveis, como Bon Iver e The National. Ambos tocaram a música "Love More" (faixa de 'Epic') em apresentações ao vivo.

Após o lançamento do segundo disco, Van Etten fez alguns shows, incluindo abertura de apresentações do The Antlers, The National e Neko Case.

No início de 2012, Sharon Van Etten lançou o seu terceiro álbum, 'Tramp'. Produzido por Aaron Dessner (membro do The National), o disco saiu pelo selo Jagjaguwar.

Comentar