The Smiths

The Smiths

Biografia

Não se pode falar do rock inglês dos anos 1980 sem mencionar a banda The Smiths. Formada em 1982 na cidade de Manchester por Morrissey [vocal], Johnny Mar [guitarra], Andy Rourke [baixo] e Mike Joyce [bateria], o The Smiths surgiu com o seu guitar rock, com referências sonoras mais tradicionais, numa época dominada principalmente pelo synth-pop e pelas bandas pós punk/new wave.

Em 1983, a banda lançou o seu primeiro single 'Hand In Glove', pela gravadora Rough Trade, e no ano seguinte saiu o álbum de estreia, 'The Smiths'. As letras políticas e polêmicas de Morrissey, com referências homossexuais, aliadas à ótima música da banda - destaque para a inspirada guitarra de Johnny Mar - fizeram que a banda se tornasse rapidamente a sensação do rock britânico. O disco seguinte, 'Hatful of Hollow', reúne os primeiros singles e raridades, trazendo alguns dos principais hits da banda: "This Charming Man", "How Soon Is Now?", "Hand in Glove" e "Heaven Knows I'm Miserable Now".

'Meat Is Murder' (1985), o segundo álbum de estúdio da banda, atingiu as primeiras posições das paradas britânicas, mesmo recebendo algumas críticas negativas.

O clássico 'The Queen Is Dead' foi lançado em 1986. O disco elevou a popularidade dos Smiths pelo mundo, perpetuando hits como "Bigmouth Strikes Again", "The Boy with the Thorn in His Side" e "There Is a Light That Never Goes Out".

Em 1987, após o lançamento do disco 'Strangeways, Here We Come', a banda se desfez, em consequência de desentendimentos entre Morrissey e Johnny Marr. Depois do fim da banda, Morrissey seguiu carreira solo e Marr passou a colaborar com diversos projetos e outras bandas.

Artistas Relacionados

Posts Relacionados




Thiago Pethit