The Telescopes

THE TELESCOPES

Biografia

Surgido no movimento shoegaze, The Telescopes foi formado em 1987 em Burton-on-Trent, Inglaterra, por Stephen Lawrie (vocais/guitarra), Joanna Doran (guitarra/vocais), David Fitzgerald (guitarra), Robert Brooks (baixo) e Dominic Dillon (bateria). Em 1988, o grupo lançou o primeiro single - "Forever Close Your Eyes" - em um split no formato flexidisc com a banda Loop.

Além de carregar influências do Jesus And Mary Chain e Spacemen 3, The Telescopes tinha o seu lado garageiro, de vocal extremamente furioso, lembrando Iggy Pop.

Depois de alguns singles, a banda lançou em 1989 seu primeiro álbum, 'Taste', pelo selo What Goes On. Em 1990, o grupo assinou com a Creation Records, pela qual lançou o segundo álbum, simplesmente intitulado 'The Telescopes', em 1992.  Esse disco trouxe canções mais suaves e com um certo psicodelismo, um trabalho mais direcionado ao dream pop.

Porém, mesmo com um álbum bem elaborado, a banda se desfez, não oficialmente, após o segundo álbum. Stephen Lawrie e Jo Doran continuaram trabalhando juntos com a banda Unisex. E, em 2002, os dois retornaram com o The Telescopes, porém sem os demais integrantes originais. Com este retorno, saiu o álbum 'Third Wave'.

Em 2003, o selo brasileiro Midsummer Madness lançou a compilação 'Premonitions 1989-91'.

Nos anos seguintes, Stephen Lawrie manteve o Telescopes em atividade e lançando outros álbuns, mais na linha experimental: '#4' (2005) e 'Infinite Suns' (2008).

'Infinite Suns' trata-se de uma colaboração entre Stephen Lawrie e Bridget Hayden (ex-integrante do grupo Vibracathedral Orchestra). Em 2013, Telescopes lançou 'Harm', um álbum composto de duas longas faixas. Em 2015 saiu 'Hidden Fields' e, em 2017, a banda lançou 'As Light Return'.



Artistas Relacionados

Posts Relacionados



Login ou Cadastre-se to comment..

The Replacements