Jesus & Mary Chain e Los Campesinos confirmados no Cultura Inglesa Festival

O grupo escocês Jesus & Mary Chain e o grupo galês Los Campesinos! são as grandes atrações da 18ª edição do Cultura Inglesa Festival, no dia 25 de maio, no Memorial da América Latina. A última vez que o Jesus & Mary Chain esteve no Brasil foi em 2008, para o Planeta Terra Festival. Volta agora na turnê que comemora seus 30 anos de carreira.

Liderado pelos irmãos Jim e William Reid, o Jesus and Mary Chain é considerado uma das bandas fundamentais do indie rock de todos os tempos, disseminadora das mais sublimes abstrações de guitarras. O grupo surgiu em Glasgow, em 1984, numa formação que tinha o baixista Douglas Hart e o baterista Murray Dalglish (trocado depois por Bobby Gillespie, que sairia mais tarde para fundar o Primal Scream).

Sua influência é como um bumerangue: sempre retorna para alimentar o som de grupos como Black Rebel Motorcycle Club, The Horrors, The Foals, The Kills, Warlocks, entre inúmeros outros. O seu disco "Psychocandy" é referência de gerações - está sendo relançado em uma caixa com mais dois discos e lados B de suas gravações. "Ouvíamos muito Velvet Underground, Dusty Springfield e 13th Floor Elevators. Assim nasceu "Psychocandy", contou Jim Reid da última vez que veio ao país.

O culto é realimentado continuamente - a história mais recente foi quando a cineasta Sofia Coppola pôs uma música deles, "Just Like Honey", no encerramento do seu cult movie "Encontros e Desencontros".

LOS CAMPESINOS

A outra atração confirmada do Cultura Inglesa Festival, Los Campesinos!, foi formada em 2006 na Universidade Cardiff, no País de Gales. Nunca veio ao Brasil. Eles estão em turnê promovendo o disco "No Blues" (Wichita Records), do ano passado. Corinhos, ambientação eletrônica low tech, guitarras, sarro: o som é uma maçaroca indie que funde as melhores experiências do tipo.

Os seis integrantes costumam, como os Ramones, utilizar o nome da banda como sobrenome: Gareth Campesinos!, Tom Campesinos!, Ellen Campesinos! Faixas como Romance is Boring e You! Me! Dancing! têm apelo igualmente irresistível para as pistas e para o mosh dos festivais. (Estadão/Cultura)

The Jesus And Mary Chain - Sometimes Always - Video

Avocado, Baby - Los Campesinos!

The Jesus And Mary Chain - Just Like Honey (Official VIdeo)

Log In or Sign up to comment.

Related Posts

{{time_current | humain_time}}  {{time_total | humain_time}}