Morre Grant Hart, do Hüsker Dü, aos 56 anos

Músico lutava contra um câncer

Grant Hart

O cofundador e baterista do cultuado e influente grupo norte-americano Hüsker Dü Grant Hart morreu ontem, aos 56 anos de idade. O músico foi vítima de um câncer.

Hart formou o Hüsker Dü em 1979 com Bob Mould (com quem dividia os vocais) e o baixista Greg Norton. Associada ao gênero hardcore punk, a banda se tornou um dos ícones do rock alternativo norte-americano dos anos 1980 ao lado de nomes como The Replacements, R.E.M., Sonic Youth, entre outros. Em sua discografia, destacam-se os álbuns 'Zen Arcade' (1984), 'Candy Apple Grey' (1986) e 'Warehouse: Songs And Stories' (1987).

 Greg Norton, Grant Hart e Bob Mould
Hüsker Dü: Greg Norton, Grant Hart e Bob Mould

O Hüsker Dü se desfez em 1988, em consequência de desentendimentos entre Hart e Mould.

Hoje, no Facebook, Bob Mould escreveu:

Foi no outono de 1978. Eu estava cursando o Macalester College em St. Paul, Minnesota. Um quarteirão do meu dormitório era uma pequena loja chamada Cheapo Records. Havia um sistema de PA instalado perto da porta da frente explodindo o punk rock. Entrei e acabei saindo com a única pessoa na loja. Seu nome era Grant Hart.

Os próximos nove anos da minha vida foram gastos lado a lado com Grant. Nós criamos juntos uma música incrível. Nós (quase) sempre concordamos em como apresentar nosso trabalho coletivo ao mundo. Quando brigamos sobre os detalhes, foi porque nós dois nos importamos. A banda era nossa vida. Foi uma década maravilhosa.

Paramos de trabalhar juntos em janeiro de 1988. Nós fomos para carreiras solo, à frente de nossas próprias bandas, encontrando maneiras diferentes de contar nossas histórias individuais. Ficamos em contato nos próximos 29 anos - às vezes pacíficas, às vezes difíceis, às vezes através de intermediários. Para melhor ou pior, foi assim, e ocasionalmente é o que é quando duas pessoas se importam profundamente com tudo o que eles construíram.

A trágica notícia da passagem de Grant não foi inesperada para mim. Minhas mais profundas condolências e sentimentos para a família, amigos e fãs de Grant em todo o mundo.

Grant Hart era um artista visual talentoso, um contaddor de histórias maravilhoso e um músico assustadoramente talentoso. Todo mundo tocado por seu espírito sempre se lembrará.

Vá com Deus, Grant. Tenho saudades tuas. Fica com os anjos.

Após o fim do Hüsker Dü, Hart formou uma banda chamada Nova Mob, que se desfez em 1997. Ele também lançou quatro álbuns solos: 'Intolerance' (1989), 'Good News for Modern Man' (1999), 'Hot Wax' (2009)  e  'The Argument' (2013).

Recentemente foi anunciado o lançamento de um box, intitulado 'Savage Young Dü', que reúne as primeiras gravações feitas pelo Hüsker Dü, entre 1979 e 1982. Esse lançamento sairá no próximo dia 10 de novembro.

Husker Du - Sorry Somehow

Husker Du - Don't Want to Know If you are Lonely

Husker Du-Diane


Patti Smith interpreta "People Have the Power" no programa de tv "The Tonight Show Starring Jimmy Fallon"