Pular para o conteúdo principal

Fatboy Slim é um nome adotado pelo músico/produtor/DJ Norman Cook no final dos anos 1990 para registrar os seus trabalhos na cena da música eletrônica, situando-se em gêneros como big beat, breakbeat, trip-hop e Funky Breaks. Ele, que o nome de batismo é Quentin Leo Cook, nasceu no dia 31 de julho de 1963 na Inglaterra. Nos anos 1980, ele foi integrante da The Housemartins, banda que teve "Caravan of Love" e "Build" como principais hits.



Após o fim do The Housemartins, Norman Cook formou em 1989 o Beats International, grupo de música eletrônica que lançou dois álbuns - 'Let Them Eat Bingo' (1990) e 'Excursion on the Version' (1991).



Depois do fim do Beats International em 1992, Cook criou o projeto Freakpower, que teve dois álbuns lançados - 'Drive Thru Booty' (1994) e 'More Of Everything For Everybody' (1996). Desfeito em 1996, o Freakpower misturava acid jazz com funk e soul.



Em 1995, sob o nome Pizzaman, Norman Cook lançou um disco de house music intitulado 'Pizzamania'.



O primeiro álbum do Fatboy Slim, 'Better Living Through Chemistry', foi lançado em 1996. A capa traz uma imagem de um disquete, numa homenagem ao single "Blue Monday" do New Order, de 1983.



'You've Come a Long Way, Baby', o segundo álbum, trouxe alguns dos seus principais hits do músico, como "The Rockafeller Skank", "Gangster Trippin", "Praise You" e "Right Here, Right Now". A música "Praise You" ganhou um elogiado videoclipe dirigido por Spike Jonze.



Em 2000 saiu o álbum 'Halfway Between the Gutter and the Stars', que traz a colaboração da cantora Macy Gray nas faixas "Love Life" e "Demons". O vídeo produzido para a música 'Weapon of Choice' foi estrelado pelo ator Christopher Walken.



Quatro anos depois, Fatboy Slim lançou 'Palookaville'.



Norman Cook lançou em 2009 o álbum 'I Think We're Gonna Need A Bigger Boat', mas com o projeto The Brighton Port Authority (The BPA). No ano seguinte, o Fatboy Slim lançou um álbum em parceria com David Byrne, intitulado 'Here Lies Love', que recebeu colaborações de várias cantoras, como Florence Welch, Tori Amos, Cyndi Lauper e Santigold.

  • Origem:
Músicas em Destaque