Pular para o conteúdo principal

Entre agosto e setembro de 1991, foram lançados alguns dos álbuns mais importantes da década de 90. Nirvana (foto), Pearl Jam, Metallica, Guns 'n' Roses, Red Hot Chili Peppers (foto), Blur que o digam...

Veja a publicação da revista portuguesa Blitz relembrando os clássicos lançamentos de 1991. Ano em que foram lançados discos memoráveis de artistas como o Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden, Metallica, Red Hot Chili Peppers, Blur, Guns 'n' Roses, entre outros. Leia abaixo:
 
Pedimos a frase emprestada no início de "Sgt. Peppers". Cantarolando hoje, o "há vinte anos" de que fala a canção dos Beatles nos manda diretamente para 1991, mais concretamente para esses meses de agosto e setembro em que nos despedimos definitivamente dos anos 80 e em que o "som dos anos 90" tomou forma. 
 
Viajemos no tempo. No dia 12 de agosto, chegava às lojas o disco homônimo do Metallica, que passaria a ser conhecido como "o álbum negro". "Metallica" transformaria o grupo de James Hetfield e Lars Ulrich na maior força do heavy metal da década de 90. O disco que custou "1 milhão de dólares e três casamentos" venderia, só na América, 15 milhões de cópias até 2009. Nasce aqui a "instituição Metallica". E canções como "Nothing Else Matters", "Sad But True" ou "Enter Sandman" invadiriam as rádios de todo o mundo. 
 
Do outro lado do Atlântico, quatro jovens britânicos amigos da cerveja, praticamente fundavam a "britpop". Influenciados pelo shoegazing, o Blur dizia "olá" no promissor "Leisure", lançado na Inglaterra no dia 26 de agosto desse ano. Feitos maiores surgiriam nos anos posteriores, mas "She's So High", "There's No Other Way" e "Bang" têm o mérito dos pioneiros. Os anos 90 deitavam-se sobre a relva.
 
Um dia depois, de volta à América, uma banda formada não muito tempo antes daria sinal de vida. O Pearl Jam, de Eddie Vedder, lança "Ten" sem pompa nem circunstância, mas um ano depois são super-estrelas de um movimento que ainda causa urticária em muita gente (bandas associadas inclusive) - o grunge. "Even Flow" e "Alive" se tornariam hinos de uma geração. 
 
Três semanas depois, era a vez do Guns'n' Roses voltarem as atividades, quatro anos depois de "Appetite For Destruction". E não fizeram a coisa por menos: dois LPs lançados no mesmo dia e uma chuva de sucessos na MTV sem paralelo. Neste momento, parecia que não passava um mês sem um vídeo novo de Slash, Axl e companhia. E foram 9 os singles extraídos de "Use Your Illusion", disco de grande sucesso que fez o grupo embarcar para uma turnê interminável (e tumultuada) que deixou marcas bem visíveis - a ausência de novidades até 2008. 
 
No dia 24 de setembro, o Nirvana "surgia" com estrondo. "Nevermind", segundo álbum do trio constituído por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl, tão rapidamente chegou às lojas como desapareceu: as cópias que a Geffen pôs à venda não chegaram para as encomendas e, em breve, estava encontrada a banda que marcaria o rock da década de 90 - e o seu mártir, Kurt Cobain. Na sombra de canções vigorosas e de uma banda que prometia ser "séria", toda uma geração pediu emprestado o perfume de "Teen Spirit" e vestiu camisas de flanela. 
 
No mesmo dia, os já experientes Red Hot Chili Peppers lançavam "Blood Sugar Sex Magik", o álbum que popularizaria "Give It Away" e "Under The Bridge" e que cimentaria o "som RHCP" que vigora até hoje. Sob supervisão de Rick Rubin, o Red Hot Chili Peppers juntava em quase 74 minutos elementos de funk, rock e metal e geravam, finalmente, aclamação universal. 
 
Esta viagem no tempo só tem visto para 60 dias, mas se nos deixássemos ficar até ao fim do ano, ainda encontraríamos o Soundgarden de "Badmotorfinger", o Primal Scream de "Screamadelica", o My Bloody Valentine de "Loveless" e o U2 de "Achtung Baby" . Não foi um mau ano, foi?
 
Curiosamente, muitos desses artistas estiveram ou estarão no Brasil esse ano. Dos irlandeses do U2 e sua turnê monstruosa no início do ano até as futuras apresentações do Metallica, Guns 'n' Roses e Red Hot no Rock In Rio. Chris Cornell (Soundgarden) no SWU. Pearl Jam e Primal Scream em apresentações solo.
 
Há vinte anos a história que estamos vendo hoje estava sendo escrita...e ainda não terminou.

Faixas Relacionadas

Postagens Relacionadas

U2 apresenta "Invisible"
U2 apresenta "Invisible"
Segundo álbum de Broken Bells
Segundo álbum de Broken Bells
U2 terá novo disco e turnê em 2017
U2 terá novo disco e turnê em 2017
Baterista do Pink Floyd critica U2
Baterista do Pink Floyd critica U2
U2 anuncia sua turnê mundial
U2 anuncia sua turnê mundial
U2 volta aos palcos
U2 volta aos palcos
U2 divulga vídeo de "Ordinary Love"
U2 divulga vídeo de "Ordinary Love"
U2 lançará livro sobre 360º Tour
U2 lançará livro sobre 360º Tour
U2 desmente parceria com iPhone 6
U2 desmente parceria com iPhone 6