Pular para o conteúdo principal
My Bloody Valentine
My Bloody Valentine
My Bloody Valentine
My Bloody Valentine

Um dos principais representantes do movimento shoegazing, My Bloody Valentine foi formado em Dublin em 1984, por Kevin Shields [vocais/guitarra] e Colm O'Ciosoig [bateria]. A sua formação foi expandida com Dave Conway [vocais] e Tina [teclados]. O grupo viajou para Berlin, onde gravou o mini-álbum This Is Your Bloody Valentine, lançado em 1985 pelo selo Tycoon records. O disco recebeu pouca atenção e no mesmo ano, a banda se mudou para Londres. Tina saiu e a baixista Debbie Googe entrou na banda.

No início de 1986, My Bloody Valentine lançou o EP Geek!. No mesmo ano saiu o EP The New Record by My Bloody Valentine, que mostrava influências do Jesus & Mary Chain. No ano seguinte saíram os Eps Sunny Sundae Smile, Strawberry Wine e Ecstasy, os três pelo selo Lazy Records, e You Made Me Realise, o primeiro registro da banda pela Creation Records. Ainda em 1987, Dave Conway saiu da banda, sendo substituído pela vocalista/guitarrista Bilinda Butcher.

Isn't Anything, o primeiro álbum oficial do My Bloody Valentine saiu em 1988, sendo recebido com entusiasmo pelo crítica britânica. No início de 1989, a banda começou a trabalhar no segundo álbum. Porém, o disco demorou dois anos para ser concluído. Loveless foi lançado em novembro de 1991. O disco, que influenciou bandas como Radiohead, teve como destaques as músicas "Only Shallow", "Sometimes"  e "Soon". Mesmo com a aclamação da banda, Loveless não vendeu o suficiente para cobrir os custos de produção. Estima-se que a Creation Records gastou 500.000,00 dolares com o álbum.

Em 1992, a banda assinou com a Island Records e entrou em estúdio para gravar o terceiro álbum. Porém, esse esperado disco não saiu.

Em 2007, Shields anunciou que o grupo estava se reunindo para para gravar um novo material. No ano seguinte, My Bloody Valentine retornou para realizar alguns shows, se apresentando principalmente em festivais como Roskilde Festival (Dinamarca), Benicàssim (Espanha), Fuji Rock Festival (Japão) e All Tomorrow's Parties (EUA).

O aguardado terceiro álbum saiu somente em 02 de fevereiro de 2013, quando a banda o lançou sob o título mbv através do site oficial.

Músicas em Destaque

Álbuns em Destaque

MBV
2013
Álbum
Loveless
1991
Álbum
Isn't Anything
1988