Pular para o conteúdo principal

A banda irlandesa de pop/rock alternativo The Cranberries foi formada em 1989 pelos irmãos Noel e Mike Hogan, guitarra e baixo respectivamente. No início o grupo recebeu o nome de The Cranberry Saw Us e o vocalista original do grupo se chamava Niall. Em 1990, o baterista Fergal Lawler entrou para a banda. E, na sequência, com a saída de Niall, Dolores O'Riordan foi adicionada como vocalista ao apresentar uma versão rudimentar de "Linger", música que se tornaria um dos hits do grupo. A voz de O'Riordan se tornou o elemento mais distintivo na música do grupo.

Já com o nome de The Cranberries, a banda enviou uma fita demo com versões das músicas "Linger" e "Dreams" para gravadoras do Reino Unido. Essa demo se destacou na imprensa britânica e houve várias propostas de gravadoras, mas a banda acabou assinando contrato com a Island Records. Em 1993 saiu o primeiro álbum, intitulado Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We? e produzido por Stephen Street, mais conhecido pelos seus trabalhos com os Smiths. Esse primeiro disco tornou-se um grande sucesso primeiramente nos Estados Unidos, puxado pelos singles "Linger" e "Dreams". Somente no começo de 1994, o The Cranberries começou a decolar no Reino Unido.

Em setembro de 1994 foi lançado o segundo álbum. No Need to Argue trouxe os hits "Zombie" e "Ode to My Family". Os dois primeiros discos venderam milhões de cópias, tornando a banda uma das bandas mais bem sucedidas dos anos 90. O terceiro álbum de estúdio, To the Faithful Departed (1996), foi lançado no meio de boatos sobre uma possível saída da vocalista Dolores O'Riordan. O disco não conseguiu o mesmo sucesso dos álbuns anteriores. A banda lançou também os álbuns Bury the Hatchet (1999) e Wake Up and Smell the Coffee (2001). Uma coletânea de hits e videoclipes intitulada Stars - The Best of 1992-2002 foi lançada em 2002.

Em 2003, a banda anunciou uma pausa na carreira. Em 2007, Dolores O'Riordan lançou o álbum solo Are You Listening?. Em novembro de 2009, The Cranberries anunciou o retorno aos palcos, para uma turnê pelo Estados Unidos e Europa. Roses, o sexto álbum de estúdio do grupo, foi lançado em fevereiro de 2012. Em 2017, a banda lançou Something Else, um álbum que traz três músicas inéditas e 10 hits em versões acústicas.

Em 15 de janeiro de 2018, Dolores O'Riordan foi encontrada morta, aos 46 anos de idade, em um quarto de hotel em Londres, onde se encontrava para uma sessão de gravação. Em 6 de setembro de 2018 foi revelado que ela havia se afogado na banheira de seu quarto de hotel devido à intoxicação por álcool.

Após a morte de O'Riordan, os remanescentes da banda começaram a trabalhar com o produtor Stephen Street algumas gravações demos produzidas com o vocal O'Riordan. O resultado saiu em abril de 2019. A banda lançou In the End e anunciou seu fim.

Músicas em Destaque