Skip to main content

Sob influências de bandas como Buzzcocks, Joy Division, Gang of Four e The Fall, o The Wedding Present foi formado em 1985 na cidade inglesa de  Leeds. Tendo o cantor/compositor David Gedge como o único membro constante na trajetória do grupo,  The Wedding Present, incialmente, contava também com o guitarrista Peter Solowka, o baixista Keith Gregory e o baterista Shaun Charman na sua formação.  A banda era carinhosamnte era  chamada pelos fãs de the Weddoes.



No começo da carreira, o grupo  foi apadrinhado pelo influente DJ John Peel, para quem o The Wedding Present fez a sua primeira apresentação em rádio, em fevereiro de 1986. No ano seguinte saiu o primeiro álbum, 'George Best'. Em 1988 foi lançada a coletânea 'Tommy', reunindo os primeiros singles, covers e apresentações em rádio.



Na sequência, o Shaun Charman saiu da banda, sendo substituído por Simon Smith. Em 1989, o grupo lançou o disco 'Bizarro', que teve como destaque o single "Brassneck", produzido por Steve Albini. Este que também produziu o álbum seguinte, 'Seamonsters' (1991). Neste período, Solowka saiu do The Wedding Present, deixando a vaga para o guitarrista Paul Dorrington.



Após a saída de Keith Gregory,  David Gedge ficou como o único membro original da banda. E, em 1994, com um novo baixista, Darren Belk, o grupo lançou o álbum 'Watusi'. Dois anos depois, em 1996, saiu o disco 'Saturnalia'.



Em 1997, Gedge deixou o The Wedding Present de lado e começou a trabalhar no projeto Cinerama, banda que também contava com a sua então namorada Sally Murrell.



Gedge retornou com o reformulado The Wedding Present em 2004, quando lançou o sexto disco de estúdio, 'Take Fountain'. Em 2008 saiu 'El Rey', o sétimo. E, em 2012, foi lançado 'Valentina'.

A banda retornou com um novo disco em 2016, quando lançou 'Going, Going...'.

  • Origin:
Featured Songs

Featured Albums

Going, Going...
2016
Valentina
2012
Álbum
El Rey
2008
Álbum
Saturnalia
1996
Watusi
1994
Seamonsters
1991
Álbum
Bizarro
1989
Álbum