Editors

Editors

Biography

Banda britânica formada no ano de 2002 em Birmingham, Editors foi um dos principais grupos do renascimento do pós-punk no início do século 21. Joy Division e Echo and the Bunnymen estão entre as principais influências da banda. Seus integrantes Tom Smith (vocalista/guitarrista), Chris Urbanowicz (guitarrista), Russ Leetch (baixista) e Ed Lay (baterista) se conheceram na Universidade de Staffordshire.

Inicialmente, o grupo foi chamado de Pilot, The Pride e também Snowfield. Já como Editors, a banda lançou o primeiro single, "Bullets", em janeiro de 2005 pelo selo Kitchenware Records. "Bullets" foi bem divulgado pelas rádios britânicas Xfm e 6 Music.

O primeiro álbum, 'The Back Room', saiu em julho de 2005. Aclamado pela crítica, o disco de estreia do Editors foi nomeado ao Mercury Prize 2006. Porém, o prêmio ficou para outro álbum de estreia,  'Whatever People Say I Am, That's What I'm Not' (do Arctic Monkeys).

Em 2007, a banda lançou 'An End Has a Start'. O segundo álbum do quarteto também foi bem recebido pela crítica e público, tendo como destaque os singles "Smokers Outside the Hospital Doors" , "An End Has a Start" e "The Racing Rats".

Produzido por Flood (produtor conhecido pelos seus trabalhos com New Order , Depeche Mode, U2, Nine Inch Nails e outros), o terceiro álbum da banda, intitulado 'In This Light and on This Evening', foi lançado em 2009, apresentando mudanças na sonoridade da banda, com a presença marcante de sintetizadores. Insatisfeito com a nova direção musical que a banda seguiu, Chris Urbanowicz anunciou a sua saída do grupo em abril de 2012.

Editors lançou em junho de 2013 seu quarto álbum, 'The Weight of Your Love'. Em 2015, o grupo retornou com 'In Dream', álbum que tem a colaboração da vocalista Rachel Goswell (Slowdive) na faixas "Ocean of Night", "The Law" e "Oh My World".

Featured Albums

Related Posts