PJ Harvey recusou convite para tocar com o Nirvana

PJ Harvey recusou convite para tocar com o Nirvana

Dave Grohl e Krist Novoselic contaram em detalhes, à revista Rolling Stone, todo o processo que levou à reunião do Nirvana com Joan Jett, Kim Gordon, St Vincent e Lorde no Barclays Center de Broooklyn, em Nova Iorque, na cerimônia de entrada do Nirvana na galeria de estrelas do rock. 

O Nirvana alcançou a façanha logo no primeiro ano em que era possível - a regra é apenas entrarem artistas cujo primeiro disco tenha sido lançado há mais de 25 anos - e a primeira ideia, não concretizada, era convidar vocalistas masculinos.

Grohl conta que os convites foram, porém, recebidos com "muito nervosismo". E que a primeira pessoa a aceitar foi Joan Jett, por sugestão de Novoselic. A solução de convidar apenas mulheres - criando um conceito em torno dessa escolha - só nasceu depois da vocalista das Runaways ter dado o seu consentimento à reunião. A segunda cantora convidada teria sido PJ Harvey, que recusou. Seguiram-se Kim Gordon, St Vincent e Lorde, que atuaram por ordem de idade durante a cerimônia, que terminou com a intérprete de "Royals", 17 anos, fazendo as vezes de Kurt Cobain em "All Apologies".

Os ensaios decorreram em Nova Iorque durante dois dias: "não tocava aquelas músicas desde os 25 anos, e agora tenho 45", disse Grohl. Durante dez horas por dia, na presença de alguns roadies e amigos, o Nirvana aprimorou as quatro canções que levaram até à cerimônia e as outras que haviam de tocar num pequeno clube de Brooklyn já depois de terminada a premiação. Para trás ficou a ideia de um grande finale, em que todos os presentes, em jeito de all star band, tocariam "Highway To Hell", do AC/DC. Mas a demora nos discursos da E Street Band e a pouca vontade de Novoselic impediram que esse momento acontecesse.

O famoso abraço entre Grohl e Courtney Love foi antecedido, logo no início da cerimônia, nos bastidores, por um primeiro encontro em que ambos se abraçaram longamente e, de alguma forma, fizeram as pazes: "somos uma família", disse Grohl. Também partiu do baterista a ideia de fazer um concerto com todos os convidados, à exceção de Lorde que viajou de avião para Coachella, depois da cerimônia do Rock And Roll Hall of Fame. O momento, histórico, num clube com lotação para 200 pessoas completamente lotado, foi filmado profissionalmente por várias câmaras. Ainda não se sabe o que poderá suceder a essas gravação ou se este grupo, de que ainda fizeram parte J Mascis do Dinosaur Jr e John McCauley do Deer Tick, irá voltar a subir a um palco.

A cerimônia do Rock And Roll Hall of Fame, por seu lado, será transmitida no canal HBO a 31 de maio.

 

(RollingStone/Blitz)

Rock Hall-Nirvana-Smells Like Teen Spirit feat. Joan Jett

Nirvana & Lorde Perform "All Apologies" At The Rock & Roll Hall Of Fame Induction 2014


Most Recent