Pale Saints

Pale Saints

Biography

Formada em 1987 em Leeds, Inglaterra, por Ian Masters (vocais - baixo), Graeme Naysmith (guitarra) e Chris Cooper (bateria), a banda Pale Saints lançou seu primeiro EP, 'Barging Into the Presence of God', em 1989 pela gravadora 4AD. No ano seguinte saiu o álbum de estreia, 'The Comforts of Madness', produzido por John Fryer (trabalhou com Cocteau Twins, Depeche Mode, Love e Rockets, entre outros) e Gil Norton (trabalhou com Pixies, Belly, Echo & the Bunnymen, entre outros).

O pop etéreo e ruidoso de sua música fez a banda ser associada à cena shoegaze, que teve como My Bloody Valentine como principal representante.

Em 1991, Meriel Barham (ex-integrante do Lush), que havia colaborado nos vocais e guitarras no EP 'Half-Life', juntou-se à banda, que lançou o EP 'Flesh Balloon'. No ano seguinte saiu o segundo álbum, 'In Ribbons', um trabalho menos experimental que o elogiado 'The Comforts of Madness'. Ainda naquele ano foi lançado o EP 'Throwing Back the Apple'.

Em 1993, Ian Masters saiu do Pale Saints. Os demais integrantes resolveram continuar com a banda e chamaram Colleen Browne (Heart Throbs) para assumir o baixo. Com Browne, a banda lançou o EP 'Fine Friend' e último álbum de estúdio, 'Slow Buildings', ambos em 1994.

'Slow Buildings' foi recebido friamente por público e crítica. Meriel Barham saiu do grupo em setembro de 1995 e o grupo se desfez no ano seguinte.

Featured Albums

1994 | Album
1992 | Album

Related Posts