Pular para o conteúdo principal

Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine, deu que falar na edição deste ano do festival South By Southwest, que acontece em Austin, no Texas. Na sexta-feira passada, o músico norte-americano resolveu passar o seu concerto para o exterior da sala de espetáculos Swan Dive de forma a que todas as pessoas pudessem assistir (e não apenas as que tinham ingresso, cujo preço chega perto dos 500 euros).

Descrevendo a sua atitude como "Occupy SXSW", organizada, segundo a Rolling Stone, em parceria com o movimento ativista Occupy Austin, Tom Morello começou por tocar sozinho, e acústico, no interior da sala - "Sou o Nightwatchman e esta é uma revolução de um homem só", disse - mas rapidamente convidou a sua nova banda, a Freedom Fighter Orchestra, para o acompanhar.

As canções de protesto levaram-no até ao exterior, depois de dedicar uma versão de "The Ghost of Tom Joad", de Bruce Springsteen, ao próprio (com quem tinha tocado dias antes, também no SXSW) e de convidar Wayne Kramer, dos MC5, para tocar consigo "Kick Out the Jams".

"Vou até lá fora... Sigam a minha guitarra", disse então Morello, dirigindo-se ao palco improvisado frente à multidão que se encontrava na rua. "Agora somos todos um!", começou por dizer, momentos antes de a polícia chegar ao local para acabar com a festa: "Ouvi dizer que a polícia vem aí a qualquer momento para acabar com isto. Isso não me interessa".

(RollingStone/Blitz)

Faixas Relacionadas