Pular para o conteúdo principal

Não é o hit radiofônico do grupo brasileiro Titãs. Muito menos o primeiro dia da semana. E sim, Domingo é uma banda originária de Paris, que canta (em inglês perfeito) um folk-pop simples, entretanto, capaz de trazer emoção à flor da pele para o ouvinte. Assim como o dia modorrento que se constitui o domingo, o grupo faz sua sonoridade. Um disco com meros 30 minutos, calmo sem soar frágil, denso sem soar um trem descarrilado.

Nada de segredos. Os ingredientes estão visíveis na primeira audição. E quem passou por dezenas de grupos que seguem a linha do estilo, nada de extraordinário será acrescentado ao mundo da música. Vocal feminino, dedilhados de violões, por vezes alguma explosão de guitarra como acontece na canção ‘Bandido’, aquele clima certeiro para se tomar um drinque em algum deserto ensolarado dos EUA (como nos filmes que trazem a música do estilo em sua trilha sonora).

Caso o leitor não goste do rótulo/estilo já denominado aqui, corra bem longe do Domingo – e de minha resenha em questão. Caso contrário não, saiba com antecedência que as nove composições do álbum se constituem um porto seguro para o apreciador de boas novidades. Peças sonoras que vão ficando marcadas no canal auditivo da pessoa, como a forma hipnótica e simpática de compor transposta em ‘From A Start’, o semi-silêncio impactante de ‘The Naked Bunch’ e as cordas enoveladas de ‘The Grace’. Mesmo quando o carismático e cândido vocal não aparece, a vinheta instrumental é competente e consegue segurar o disco. Tanto que ‘Simon’ é linda em seus meros 2 minutos de duração. E até palmas nos contagiam como acontece em ‘The Ground’. ‘Hold Your Horses’ nos faz lembrar de um Cowboy Junkies, só que mais delicado ainda.

Domingo é, sem sombra de dúvidas, aquela banda que permanece irretocável no obscuro campo do anonimato. Muito pouco se encontra sobre o grupo em fóruns, comunidades do orkut, blogs, sites de crítica de discos. Até no Myspace, tudo é bem reduzido de informações: http://www.myspace.com/domingotheband

O conhecimento que a internet ajudou a promover, mostra que a palavra domingo agora tem outras definições.

Artista: Domingo
Disco: Domingo
Ano: 2008
Gravadora: 3rd Side Records/Discograph

Nota: 7,0



Eduardo Tadeu Ferrari Salvalaio também escreve em:

    http://www.fotolog.com/bluelines/

Tags