Pink Floyd revela detalhes de "The Endless River"

"The Endless River", o novo álbum do Pink Floyd, sai no dia 10 de novembro e a pré-venda já começou. O álbum, majoritariamente instrumental, estará disponível em quatro formatos: versão normal em CD, versão deluxe CD e DVD, versão deluxe CD e Blu-Ray e edição em vinil. 

A capa e o tracklist do novo disco - primeiro de estúdio dos últimos 20 anos e no qual participam David Gilmour, Nick Mason e Rick Wright, falecido em 2008 - podem ser consultados abaixo. O trabalho gráfico do álbum começou hoje a ser exibido em edifícios de dez cidades mundiais. 

Produzido em parceria por Gilmour, Phil Manzanera, Youth e Andy Jackson, "The Endless River" é descrito pelo guitarrista e vocalista da seguinte forma: "o ponto de partida de The Endless River foi a música que saiu das sessões de Division Bell , de 1993. Ouvimos mais de 20 horas de música tocada por nós, os três juntos, e selecionamos a música na qual queríamos trabalhar para o novo álbum". 

"No último ano, adicionamos novas coisas, regravamos outras e aproveitamos a tecnologia de estúdio para fazer um álbum do Pink Floyd do século XXI", acrescenta Gilmour, "sem o Rick aqui, sem poder fazer isto novamente, sentimos que estas faixas revistas deveriam ser disponibilizadas como parte do nosso repertório".  

Nick Mason diz mesmo que este álbum é uma "homenagem ao Rick": "é uma boa forma de reconhecer muito daquilo que ele fez e como a forma como ele tocava estava no coração da sonoridade do Pink Floyd. Ouvir aquelas sessões, relembrou-me como ele era especial enquanto músico". 

Com a morte de Storm Thorgerson, responsável pelas capas míticas dos álbuns do Pink Floyd, em 2013, a banda teve de encontrar outro artista para assinar a capa de "The Endless River", acabando por se deixar conquistar pela imagem criada pelo artista digital egípcio Ahmed Emad Eldin, de apenas 18 anos. A imagem foi depois recriada por uma agência de design britânica e está agora em exibição num cubo iluminado, de oito metros de altura, em South Bank, Londres. 

As edições especiais do álbum incluem material bônus: fotografias e vídeos das sessões de gravação de 1993, seis vídeos e três faixas áudio extra. 

LADO 1 
Things Left Unsaid                                     
It's What We Do                                           
Ebb and Flow                                                          

LADO 2             
Sum                           
Skins                         
Unsung                     
Anisina                                             

LADO 3                                          
The Lost Art of Conversation                     
On Noodle Street                                         
Night Light                                       
Allons-y (1)                                       
Autumn '68                                       
Allons-y (2)                                       
Talkin' Hawkin'                                           

LADO 4                                            
Calling                                                                       
Eyes to Pearls                                 
Surfacing                                          
Louder Than Words     

(vi@Blitz)

Pink Floyd - The Endless River (Trailer)


Karen O, líder do Yeah Yeah Yeahs, estreia em "Crush Songs"