Skip to main content
MuzPlay
  • Music
  • News
  • Playlists
  • Videos +
  • search

Rock Alternativo Sem Fronteiras

By Susan Souza
Tue, 21/12/2004 - 20:58

Como esse estilo é aceito em diferentes regiões do Brasil

Uma idéia pré-concebida no Brasil dita que as novidades artísticas do rock alternativo produzidas fora do país apenas podem ser absorvidas por quem tem a sorte de estar bem próximo ou completamente dentro dos grandes centros urbanos. No entanto, algumas pessoas têm transgredido fronteiras territoriais e batalhado para que eventos do estilo tornem-se cada vez mais regulares, atraentes e profissionais, mesmo distantes do eixo Rio-São Paulo.

Os festivais no interior do país crescem acanhados e com pouco patrocínio. Segundo Leonardo Razuk, diretor de comunicação da Monstro Discos, selo independente responsável pela organização dos festivais Bananada e Goiânia Noise Festival, o fato de estar longe dos centros urbanos e numa cidade que não tem tradição de rock como Goiânia gera dificuldades de organização e viabilização. “O público interessado existe e está crescendo a cada dia, mas recebemos pouco apoio do poder público e da iniciativa privada”, disse Razuk. Tanto o Goiânia Noise quanto o Bananada dedicam-se ao rock alternativo e são realizados anualmente desde, respectivamente, 1994 e 1999. Nesses festivais já estiveram presentes nomes de projeção no cenário independente como Lobão, Walverdes, MQN e Thee Butchers’ Orchestra. Também já incorporaram à programação alternativa bandas internacionais como a japonesa Guitar Wolf e os norte-americanos do Nebula.

Freqüentemente, a cultura do rock relaciona-se às grandes cidades em virtude das maiores facilidades para se adquirir seus produtos. É nesses locais que, em geral, são organizados os festivais de grande porte como, por exemplo, o Rock In Rio e o TIM Festival. Eventos como esses são caros e necessitam de retorno satisfatório, que só é garantido a partir da divulgação pesada sobre segmentos do público que têm acesso à informação e buscam o consumo de mercadorias específicas. É também nas grandes cidades que se concentra a maior parte das distribuidoras de lançamentos musicais e de publicações segmentadas internacionais.

Para o jornalista Marcelo Damaso, da DançumSeRasgum Produciones, responsável pela organização de festas de rock alternativo há um ano em Belém, no estado do Pará, “longe dos centros urbanos as pessoas encontravam mais dificuldades em conseguir acesso a esse tipo de festas e discos de bandas raras. A internet facilitou muito esse mercado e é graças a ela que houve um crescimento desse público”. Portanto, mesmo geograficamente distantes dos locais de maior concentração de produtos voltados para esse estilo, com a atuação da internet tornou-se mais fácil levar o do rock alternativo para fora do eixo Rio-São Paulo, como é o caso de Goiânia e Belém.

A partir das facilidades proporcionadas pela internet em relação à busca de músicas e ao acesso do conteúdo de diversas mídias, tanto nacionais quanto internacionais, as fronteiras do rock alternativo tornaram-se mais fáceis de serem desconstruídas. Dessa forma, os últimos lançamentos das bandas escocesas, por exemplo, estão a um clique do consumidor. O crescimento de selos independentes e eventos dedicados ao rock alternativo têm contribuído para que essa cena musical desenvolva-se fora de centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro. Regiões do país que não têm grande intimidade com o estilo estão se firmando cada vez mais como pólos de expansão e inovação cultural.

Tags

rock alternativo
Most Recent
New song: Mitski — “Bug Like an Angel”
New song: Mitski — “Bug Like an Angel”

The Land Is Inhospitable and So Are We is

The Breeders release a new song and announce the 30th anniversary edition of Last Splash
The Breeders release a new song and announce the 30th anniversary edition of Last Splash

A special 30th anniversary edition of

Slowdive announce new album and release single “kisses”
Slowdive announce new album and release single “kisses”

New song: Sharon Van Etten – “Quiet Eyes”
New song: Sharon Van Etten – “Quiet Eyes”

“Quiet Eyes” is a contribution by

PJ Harvey shares track “I Inside the Old I Dying”
PJ Harvey shares track “I Inside the Old I Dying”

On July 7, I Inside the Old Year Dying, the tenth studio album by English singer

New song: The Clientele — “Dying in May”
New song: The Clientele — “Dying in May”

English band

Queens Of The Stone Age share track “Carnavoyeur”
Queens Of The Stone Age share track “Carnavoyeur”

In Times New Roman…, the new album, will arrive on June 16

Blonde Redhead announce tenth album, Sit Down for Dinner
Blonde Redhead announce tenth album, Sit Down for Dinner

Listen to the single “Snowman”

Video: Arlo Parks – “Devotion”
Video: Arlo Parks – “Devotion”

Arlo Parks will release his second album, My Soft Machine, on Friday the 26th.

Teenage Fanclub announce twelfth album, Nothing Lasts Forever
Teenage Fanclub announce twelfth album, Nothing Lasts Forever

Scottish band

The Smiths bassist Andy Rourke Dead At 59
The Smiths bassist Andy Rourke Dead At 59

Andy Rourke, best known as the bassist for

Listen: Spoon – “Sugar Babies”
Listen: Spoon – “Sugar Babies”

On June 13th, Matador Records will release Memory Dust, an EP with three tracks by the band Spoon.

  • Mais...
# Explore
britpop
dream pop
indie eletrônico
grunge
indie eletrônico
indie folk
lo-fi
post-punk
post-punk revival
Post-Rock
power pop
punk
Shoegaze
synth-pop

Menu Rodape EN

  • Home
  • About Us
  • Privacy Policy
  • Portuguese, Brazil Portuguese, Brazil
  • English English
  • Music
  • News
  • Playlists
  • Videos +
  • search
Your privacy

We and partners use cookies or similar technologies for statistical purposes and to provide a better browsing experience. 

Your consent allows you to explore MuzPlay with all available features.