Blur

Blur

Biografia

Inicialmente chamado de Seymour, o Blur foi formado em 1989 em Londres por Damon Albarn (vocais/guitarra), Graham Coxon (guitarra), Alex James (baixo) e Dave Rowntree (bateria). Assim como Suede, The Charlatans, Elastica, The Boo Radleys, Oasis, Supergrass, Echobelly e outras bandas, o Blur foi um dos principais expoentes do britpop.

Depois de realizar alguns shows e gravar uma fita demo, o quarteto Seymour assinou com a Food Records, uma subsidiária da EMI, que sugeriu que a banda mudasse seu nome. Blur foi o nome escolhido.

Em outubro de 1990, a banda lançou "She's So High", o seu primeiro single. Em abril do ano seguinte saiu o segundo, "There's No Other Way", e, no mês de agosto, foi lançado o primeiro álbum, 'Leisure', produzido por Stephen Street, mais conhecido pelos seus trabalhos com os Smiths. Na época do lançamento do seu álbum de estreia, o Blur foi comparado com bandas como Soup Dragons, Jesus Jones e Inspiral Carpets.

Em março de 1992, o Blur lançou o single "Popscene", a música que marcou uma mudança na direção da música do grupo, é considerada, ao lado de "The Drowners" (do Suede), como o ponto de partida do movimento britpop. No ano seguinte, a banda lançou o segundo álbum, 'Modern Life Is Rubbish', o qual apresenta influências do rock britânico dos anos 1960, de grupos como The Kinks e Small Faces.

Foi com 'Parklife', álbum lançado em 1994, que o Blur conquistou um grande sucesso nas paradas britânicas. O disco ficou mais de um ano entre os vinte mais vendidos no Reino Unido. A dançante "Girls & Boys, "To the End", "Parklife" e "End of a Century" foram as músicas que se destacaram nesse álbum.

"Country House", "The Universal" e "Charmless Man" foram os hits de 'The Great Escape', o quarto álbum do grupo, lançado em 1995. Em 1997 saiu 'Blur', álbum mais lembrado pelo hit "Song 2". '13', disco de 1999, trouxe os singles "Tender", "Coffee & TV" e "No Distance Left to Run".

A partir do ano 2000, Damon Albarn passou a se dedicar ao Gorillaz, projeto que conseguiu um enorme sucesso com o primeiro álbum, lançado em 2001. No ano seguinte, o Blur começa a gravar um novo álbum. Porém, Graham Coxon saiu da banda durante as gravações. Intitulado 'Think Tank', esse disco saiu em 2003.

Após 'Think Tank', a banda entrou numa longa pausa. Com Coxon de volta, o grupo se reuniu em 2009 para uma séries de shows. Porém, um novo álbum de estúdio somente saiu em abril de 2015, quando a banda lançou 'The Magic Whip'.

Tags: britpop, Blur

Artistas Relacionados

Posts Relacionados




Nirvana