Bandas Esquecidas - McCarthy

McCarthy

De qual banda Tim Gane e Laetitia Sadier fizeram parte antes de formarem o Stereolab? Acertou quem disse McCarthy. Formada em Barking (Essex), a banda teve duração curta, 1985/90 e durante a sua existência lançou três álbuns e vários singles. A formação inicial era: Gary Baker (bateria), Malcolm Eden (guitarra e vocal), Tim Gane (guitarra) e John Williamson (baixo). A estréia real foi com o single ‘Red Sleeping Beauty’, em 1986, seguido do álbum ‘I am a Vallet’ (1987), que recebeu comentários como: "the most perfect record, a Communist manifesto with tunes".

Devido a suas letras politizadas, onde faziam críticas duras ao capitalismo e suas mazelas, logo foram taxados pela imprensa de marxistas e anarquistas. O próprio nome da banda foi tirado de Joseph McCarthy, senador americano que na década de 50 promoveu uma verdadeira “caça as bruxas” naquele país.

Em 1988, o McCarthy lança seu segundo álbum, “The Enraged Will Inherit The Earth”, que teve uma recepção mais morna ainda que seu antecessor. Entre os que admiravam a música da banda, estavam o DJ John Peel, que os levou ao seu programa de rádio em várias ocasiões.

A música do grupo era a combinação entre as guitarras melodiosas de Gane e os vocais únicos de Éden, jogando farpas à submissão inglesa ante os americanos (Antiamericancretin), à monarquia inglesa (Charles Windsor) ou ao estilo de vida capitalista (Monetaries e We Are All Bourgeois Now), em canções geralmente curtas. Ao contrário da doçura das bandas bandas twee pop, o McCarthy pegava pesado nas letras recheadas de crítica, inconformismo, sarcasmo, ironia e até contradição.

O mais próximo que estiveram de algum “sucesso”, foi a inclusão da canção ‘Celestial City’ na lendária e famosa coletânea C86, lançada pelo New Musical Express, onde apareciam os então expoentes da cena inglesa: Wedding Present, Primal Scream, Soup Dragons, The Bodines, Shop Assistants, dentre outros.

A discografia da banda, em álbuns é: ‘I Am A Wallet’ (1987), ‘The Enraged Will Inherit The Earth’ (1989) e ‘Banking, Violence And The Inner Life Today’ (1990), tendo Laetitia Sadier participado da banda a partir deste último. A banda chegaria ao fim logo após a gravação de seu terceiro álbum, com Malcolm afirmando que a banda já havia dado o seu recado. Pena que tenha alcançado tão poucas pessoas.

Detalhe, o Manic Street Preachers fez covers de três cançõaes do McCarthy: “We Are All Bourgeois Now” (traduzindo: Somos todos burgueses agora), que saiu como bônus do álbum “Know Your Enemy”, e é uma das faixas preferidas de Malcolm, "Charles Windsor", que saiu como lado B no EP “Life Becoming A Landslide” e "Red Sleeping Beauty" , que aparece no single "Autumnsong".

Deixo a letra de ‘Antiamericancretin’:

Antiamericancretin

This is my melancholy
My country is a colony
Our once proud nation bowed beneath a baseball bat,
Beneath an ice-cool Cola can

Englishmen! Rise again!
Throw off the yoke of the shake and the Coke!

I walk through each dismal street
Dismayed by time and disease
My eyes once fell upon an English factory
But now the fast-food chains I see

Away shallow USA
Britons will never be slaves!
Cleansed of your bases and your trivial TV
We'll be everything we used to be
Oh, cleansed of your bases and your trivial TV
We'll be everything we used to be

+ Letras e capas de álbuns (http://sances.info/mccarthy/)
+ Mais sobre a banda (http://sances.info/mccarthy/about.htm)