Motomix 2008: The Go! Team se apresenta neste sábado [grátis]

O Motomix 2008 acontece no próximo sábado, e entre os principais nomes do evento está o The Go! Team. Como o evento é gratuito, vale a pena conferir a sonoridade do grupo inglês que se apresenta pela primeira vez no país.

Motomix 2008: The Go! Team se apresenta neste sábado [grátis]

O Motomix 2008 acontece no próximo sábado, e entre os principais nomes do evento está o The Go! Team. Como o evento é gratuito, vale a pena conferir a sonoridade do grupo inglês que se apresenta pela primeira vez no país.

O jornalista Thiago Ney da Folha de São Paulo fez uma reportagem bem interessante para aqueles que não fazem a menor idéia do que o grupo é capaz nos palcos. Confira! "Rock, trilha sonora, cartum, onomatopéias, hip hop, piadas, dance music. No papel, parece uma mistureba sem sentido.

Para a banda inglesa The Go! Team, é a única maneira de fazer a música soar divertida. Quase um coletivo, o The Go! Team toca pela primeira vez no Brasil. Ao lado da banda norte-americana de rock Metric e da eletrônica meticulosa dos ingleses Fujiya & Miyagi, faz parte da escalação do festival Motomix, neste sábado.

Quase um coletivo porque o Go! Team funciona em torno de Ian Parton, multiinstrumentista que, ao vivo, é responsável por uma das baterias (eles tocam com duas nos shows). Morador de Brighton, no litoral inglês, Parton criou o Go! Team em 2000. "Estava enjoado das bandas de guitarra. Achava tudo aquilo frustrante, muito uniforme, gente com jeans skinny, cabelos engraçadinhos... Queria outra coisa", explica, por telefone. "Queria experimentar barulhos, coisas como My Bloody Valentine... Misturar com pop das bandas de garotas dos anos 1960, com hip hop, com música de faroeste, de animações..."

Parton, então, compôs e gravou praticamente todas as faixas que viriam a preencher "Thunder, Lightning, Strike", o disco de estréia, que chegou às lojas européias em 2004. Para dar vida ao vivo a canções como "Ladyflash" e "The Power Is On", chamou um grupo de garotos que tinham pouca experiência musical, como a elétrica vocalista-rapper Ninja.

Os primeiros shows do Go! Team foram como banda de abertura do Franz Ferdinand. "Escrevi o primeiro álbum e queria fazer aquilo ao vivo, mas com pessoas que normalmente não estariam numa banda. Concordei em fazer um festival na Suécia em que estaria também o Franz", lembra. "Procurei a banda pela internet, perguntando para amigos... não houve audições normais. Depois, na Suécia, fizemos os shows. Não conversamos sobre o futuro, nem nos chamávamos de banda, apenas tocamos. Mas aí surgiram convites para shows na Inglaterra, no Japão e na Austrália." Virou coisa séria.

Ao vivo e samples

Se em disco as faixas do Go! Team soam como uma mistura frenética de dance-pop-blaxploitation-sons de perseguição de carros-guitarras roqueiras, ao vivo tudo isso resulta numa equação que envolve a disposição dos integrantes da banda e a animação do público. "Ao vivo, soamos mais caóticos do que em disco, se é que isso é possível. Ninja tem um estilo muito particular, ela improvisa bastante no palco. Ninguém sabe o que pode acontecer, e isso é excitante." Uma das características mais interessantes do grupo é a forma como eles trabalham com samples. São pedaços de faixas ou de trilhas sonoras ou de barulhos que são reprocessados para criar um ambiente sonoro explosivo. "O sample pode ser a coisa mais preguiçosa do mundo. Mas pode ser uma arte. Gosto de criar contrastes com samples antigos de músicas diferentes. Olhar para onde ninguém está olhando, como filmes B, discos perdidos. O Public Enemy foi uma banda pioneira, que sabia como fazer os samples funcionarem."

Evento terá intervenções artísticas

O festival Motomix terá, além de Go! Team, Metric e Fujiya & Miyagi, três novos nomes brasileiros do pop: os grupos Venus Volts (de Campinas), Stop Play Moon (São Paulo) e Nancy (Brasília). As bandas passaram por concurso do qual participaram 903 grupos.

Além da parte musical, o evento abriga intervenções urbanas que são feitas por artistas em São Paulo até este sábado. As ações são coordenadas pelos coletivos Bijari e Tupinãodá".

Motomix
 
Quando: sáb., das 15h às 21h
Onde: parque Ibirapuera - arena de eventos (av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, portões 3 e 10; classificação: livre)
Quanto: grátis

www.motorolamotomix.com.br
www.myspace.com/thegoteam

The Go! Team - Ladyflash

The Go! Team - Ladyflash