Hook se afastou da banda em 2007

Como uma forma de tranquilizar seus fãs, o New Order divulgou uma nota informando que a disputa entre a banda e o ex-baixista Peter Hook chegou ao fim. Sem detalhes sobre esse acordo, a nota apresentou a seguinte mensagem:
New Order anunciou que hoje um acordo completo e final foi finalizado para as longas disputas com seu ex-baixista Peter Hook. As disputas basearam-se no uso por Hook de vários ativos da New Order e Joy Division em merchandising e na promoção de shows por sua nova banda, e a quantidade de dinheiro que ele recebe do uso do nome New Order por seus ex-colegas desde 2011. Os nomes de Joy Division e New Order significam muito para tantos fãs, e a banda sentiu que era importante proteger o legado. Com essas questões agora tratadas, Bernard, Stephen e Gillian podem continuar fazendo o que fazem melhor, fazer música e tocar ao vivo.
Os atritos entre Peter Hook e sua antiga começaram em 2007, quando ele anunciou o fim do New Order. Porém, Bernard Sumner, Stephen Morris e Gillian Gilbert negaram esse fim e continuaram com a banda sem o baixista. Hook passou a se apresentar como Peter Hook and the Light. Em 2015 foi anunciado que o baixista estava processando seus ex-companheiros. Ele acusou os integrantes de "saquearem" o espólio do New Order, quando abriram uma nova empresa em 2011, excluindo-o da sociedade.