Black Flag

Black Flag

Biografia

Formado em 1976 e inicialmente chamado de Panic, Greg Ginn insistia que a banda ensaiasse algumas horas por dia. A ética de trabalho era muito desafiadora para alguns membros iniciais. Keith Morris, o primeiro vocalista e Ginn demoraram algum tempo para achar um baixista, então ensaiavam sem um, um fator que levou Ginn a buscar um som mais barulhento e fez dele um guitarrista brilhante. As vezes o irmão de Ginn, Raymond Pettibon tocava baixo nos ensaios. Chuck Dukowski, baixista do Wurm naquela época, passa a gostar da proposta do som e entra para a banda, estabilizando a formação com Morris no vocal, Ginn na guitarra, Dukowski no baixo e o bateirista Brian Migdol.

O primeiro show da banda foi em dezembro de 1977 na Redondo Beach, California. Para evitar confusão com outra banda chamada Panic, eles mudaram para o nome para Black Flag em 1978. Neste mesmo ano lançam "Nervous Breakdowm", pela gravadora SST, de Greg Ginn.

Em janeiro de 1979 na Redondo Beach, fizeram seu primeiro show com o novo nome. Era a primeira vez que Dez Cadena assistia a banda. Morris abandona o grupo por não aguentar mais ouvir ordens e forma o Circle Jerks e logo após Migdol sai do grupo, iniciando-se um entra e sai de integrantes. Chavo Pederast, cujo nome verdadeiro era Ron Reyes, substituiu Morris nos vocais mas logo após as gravações do EP "Jealous Again", de 1979 devido ao mau relacionamento com Ginn, vai tocar com o Redd Kross.

Dez Cadena, fã da banda, torna-se o novo vocalista e gravou, além de outras músicas, o single "Six Pack" de 1981, até assumir a guitarra, dando lugar ao lendário Henry Rollins, no início de 1981. Com a entrada de Rollins no grupo, houve uma mudança no som do Black Flag, mais "hard", meio "sabbathiano", mais barulhento, lançando obras como "Damaged", de 1981, "My War", de 1983, "Slip It In", de 1984, "Loose Nut" e "In My Head", de 1985, influenciando o meio alternativo e bandas como Melvins, Nirvana e L7.

A banda se desfez em outubro de 1986 e Henry Rollins cria o Rollins Band. Greg Ginn monta vários projetos como Gone, Get Me High e October Fashion. O nome Black Flag denota do símbolo da anarquia, e de uma marca de spray para matar insetos, e uma citação à banda Black Sabbath, Ginn na época disse que estava confortável com todas essas possíveis aplicações ditas. O irmão de Ginn, Pettibon desenhou o logo da banda: uma estilizada bandeira negra representada como quatro barras. A banda pintou o símbolo pela cidade inteira chamando a antenção das pessoas e irritando as autoridades locais. Pettibon também criou a maioria das capas da banda.

Discografia:

1981 Damaged
1984 Family Man
1984 Live '84
1984 My War
1984 Slip It In
1985 In My Head
1985 Loose Nut
1986 Who's Got the 10½? [live]

Artistas Relacionados

Posts Relacionados