
Em 1999, em São Paulo, surgia o Diagonal, uma das bandas que pavimentaram o caminho para o atual cenário independente brasileiro, com seu math-rock angular e preciso, com referências a The Ex e Gang of Four. Gravaram dois discos fundamentais e terminaram. Em 2004, de metade do Diagonal, nasceu o Debate.
Sergio Ugeda, vocalista e guitarrista, e o baterista Richard Ribeiro (também parte do São Paulo Underground, com Rob
Mazurek) uniram-se ao baixista Marcelo Mandaji e redefiniram o conceito de power-trio.
Com três EPs na bagagem, o primeiro gravado em São Paulo no estúdio El Rocha, o segundo em Baltimore no estúdio Magpie Cage de J. Robbins e o terceiro (unreleasead) pelo mestre Steve Albini, no Electrical Audio em Chicago, e duas turnês pelos Estados Unidos, a formação original da banda se dissolveu prestes ao início da terceira turnê em território americano, com segunda participação consecutiva no festival South by Southwest.
Assim, Sérgio Ugeda se une a Eduardo Ramos e redesenha o Debate, com músicas diferentes, que remetem à Wolf Eyes, Sonic Youth e Jim O’Rourke. Sérgio toma posse da bateria e Eduardo das programações. A banda com sua nova formação fez uma turnê elogiada nos Estados Unidos em Março de 2008 e outra no interior de São Paulo, em Setembro, com a banda Attractive & Popular.
- Origem: