Elliott Smith

Elliott Smith

Biografia

 

Steven Paul Smith (Omaha, Nebraska, 6 de Agosto de 1969 - 21 de outubro, 2003, Los Angeles, California), mais conhecido como Elliott Smith, era um cantor e músico norte-americano, nascido em Omaha, Nebraska, mas viveu grande parte da sua vida em Portland, Oregon, onde ganhou popularidade. Seu principal instrumento era o violão, mas também era competente no piano, clarinete, baixo, gaita e bateria.
 
Depois de tocar na banda Heatmiser por alguns anos, ele começou sua carreira solo em 1994 com lançamentos pela gravadora independente Cavity Search e Kill Rock Stars. Em 1997 ele assinou um contrato com a DreamWorks Records, a qual ele gravou 2 albuns. Ele ficou famoso após sua canção "Miss Misery", incluída na trilha sonora do filme Good Will Hunting, ser indicada para o oscar como melhor canção em 1997.
 
Smith batalhou contra a depressão, alcoolismo e vício em drogas por anos, sendo estes relatados algumas vezes em suas canções. Ele morreu aos 34 anos, em Los Angeles, California, com 2 facadas no peito. A autópsia não conseguiu evidenciar resultados conclusivos, se foi um suicídio ou um assassinato. Nessa época, ele estava trabalhando em seu sexto disco, From A Basement on the Hill, que foi lançado postumamente em 19 de Outubro de 2004.
 
Biografia
 
Elliott Smith nasceu no Hospital Clarkson em Omaha,Nebraska. Sua mãe, Bunny Welch, foi uma professora de música e seu pai, Gary Smith, era um estudante da universidade de Nebraska. Seus pais se separam um ano depois, e Smith foi com sua mãe para Duncanville, Texas (muito tempo depois Elliott fez uma tatuagem do mapa do Texas em seu braço).
 
Elliott enfrentou uma difícil infância e teve um relacionamento turbulento com seu padrasto Charlie, sendo ele citado em músicas como "No Confidence Man" e "Flowers for Charlie".
 
Aos 9 anos, Elliott começou a tocar piano, e aos 10 já estava aprendendo a tocar violão. Com 14 anos, saiu do Texas para Portland, Oregon, viver com seu pai, que trabalhava como psiquiatra. Foi nessa época que Elliott começou a ter contato com o álcool e as drogas. Durante o término da sua formação escolar, começou a tocar clarinete e guitarra, e cantou em bandas como "Strange Than Fiction", "A Murder of Crows" e "The Greenhouse". Terminou seus estudos na "Lincoln High School", e nessa época, passou a ser chamado de "Elliott".
 
Smith se formou em filosofia e ciências políticas, pela Hampshire College, em Amherst, Massachusetts, no ano de 1991. Depois de formado, Elliott trabalhou numa padaria, de volta a Portland.
 
Ao voltar à sua cidade, formou uma banda, chamanda Heatmiser, com Neil Gust, Tony Lash e Brandt Peterson, que em 1994, seria substituído por Sam Coomes, futuro integrante da banda Quasi. Seu som foi comparado com o do Fugazi e outras bandas de punk e grunge. A banda acabou em 1995, após lançar dois álbuns e um EP, pela Lisa Fancher’s Frontier Records, mas antes, Frontier assinou uma licença para contrato da banda com a reconhecida Virgin Records, para lançar seu último disco, Mic City Sons.
 
Em 1994, lançou seu primeiro álbum em carreira solo, Roman Candle.
 
Cerimônia do Oscar
 
Elliott Smith compôs a música Miss Misery, para o filme de Gus Van Sant, O gênio Indomável. Miss Misery concorreu ao Oscar de 1997 para Melhor Canção, junto com My Heart Will Go On, interpretada por Celine Dion, trilha do filme Titanic, a maior expectativa da premiação.
 
Apesar de não ter levado o prêmio, Smith, em seu terno branco e com seu violão, fez bonito, levando-o a sair do anonimato e a assinar um contrato com a gravadora Dreamworks.
 
A trilha sonora de O Gênio Indomável também inclui outras composições do cantor, como Between the Bars, No Name #3, Angeles e Say Yes.
 
Morte
Smith morreu no dia 21 de outubro de 2003, no seu apartamento, em Los Angeles, aos 34 anos. Ele foi encontrado por sua namorada, Jennifer Chiba, com duas facadas em seu peito. Ela afirmou que os dois discutiam, quando ela se trancou no banheiro. Chiba ouviu o grito de Smith e ao abrir a porta, o encontrou com uma faca em seu peito. Ela tirou a faca de seu peito e chamou a ambulância. Smith morreu no hospital, às 1:36PM. Sua morte ainda gera polêmica, pois foi registrada como suicídio, porém a necrópcia deixou em aberto a opção de um homicídio.
 
 
Discografia
 
14 de Julho 1994 "Roman Candle" Cavity Search Records/Domino Records
21 de Julho 1995 "Elliott Smith"        Kill Rock Stars
25 de Fevereiro 1997 "Either/Or" Kill Rock Stars
25 de Agosto 1998 "XO"       DreamWorks
18 de Abril 2000 "Figure 8" DreamWorks
19 de Outubro 2004 "From a Basement on the Hill" ANTI-Records/Domino Records
Primavera de 2007 "New Moon" Kill Rock Stars

Artistas Relacionados

Posts Relacionados

Arctic Monkeys sem gravadora

Arctic Monkeys sem gravadora

O Arctic Monkeys está, neste momento, sem gravadora para o próximo á...