Surgida na primeira metade da década de 2020 em Londres, com uma estética teatral e seu indie pop barroco, The Last Dinner Party foi cercada por um hype que levou a banda a ser conhecida em pouco tempo, a partir de sua formação em 2021 com Abigail Morris (vocais), Lizzie Mayland (vocais, guitarra), Emily Roberts (guitarra solo, bandolim, flauta), Georgia Davies (baixo) e Aurora Nishevci (teclados, vocais). Porém, sua origem começou em 2018, quando Morris , Davies e Mayland se conheceram e começaram a alimentar a ideia de formar uma banda. Inicialmente, o nome adotado foi The Dinner Party, inspirado na ideia de uma pervertida celebração em banquete hedonista.
Em 2023, após assinarem com a Island Records, a banda lançou seu single de estreia, "Nothing Matters", produzido por James Ford (Simian Mobile Disco), produtor também do álbum de estreia, Prelude to Ecstasy, lançado em fevereiro de 2024. Um mês antes, elas haviam ganho a votação BBC Sound of 2024.
Prelude to Ecstasy foi indicado ao Mercury Prize. Mas o prêmio ficou com This Could Be Texas da banda English Teacher.
The Last Dinner Party não demorou para trabalhar no segundo álbum, que seria produzido por James Ford, mas ele se afastou desse trabalho para o tratamento de saúde, após ser diagnosticado com leucemia. Produzido por Markus Dravs, From the Pyre chegou em outubro de 2025.
- Origem:













