Arctic Monkeys

Arctic Monkeys

Biografia

Após ganharem suas guitarras no natal de 2001, os vizinhos Alex Turner e Jamie Cook montaram uma banda com seus amigos da escola, Andy Nicholson, que tocava baixo, e Matt Helders, a quem sobrou ser o baterista. Sob o nome Bang Bang, eles tocavam covers de bandas como Led Zeppelin e cantavam com sotaque de Sheffield. Após Alex assumir o vocal e a tarefa de escrever canções (ele na verdade já tinha algumas), eles mudaram o nome da banda para Arctic Monkeys.

Após alguns dos primeiros concertos, em 2003, eles começaram a gravar CDs demos e distribuí-los para o público. Como a oferta era limitada, os fãs copiaram as canções e as disponibilizaram pela Internet. Até um perfil da banda no sítio MySpace foi criado, tudo sem que os próprios membros estivessem cientes. Graças a essa divulgação viral pela grande rede, logo não apenas os amigos, mas centenas de pessoas cantavam todas as letras nos concertos.

Em 2004, sua popularidade chamou a atenção da BBC Radio One e da imprensa britânica. Mark Bull, um fotógrafo amador local filmou uma apresentação ao vivo e fez o videoclipe para "Fake Tales Of San Francisco", lançando-o no seu site, juntamente com a coletânea 'Beneath The Boardwalk'.

Em maio de 2005, a banda lançou seu primeiro EP, 'Five Minutes with Arctic Monkeys', com apenas 1500 cópias em CD e 2000 em Vinyl de 7", mas também disponível na iTunes Music Store. Em junho assinaram contrato com a Domino Records e logo depois, tocaram no Carling Stage, palco dos festivais de Reading e Leeds reservado para bandas menos conhecidas. Em outubro, o primeiro lançamento pela Domino, 'I Bet You Look Good on the Dancefloor', foi direto para o primeiro lugar nas vendas de compactos do Reino Unido, com 38.962 cópias. No mesmo mês, estamparam sua primeira capa da revista New Musical Express.

O segundo compacto, 'When The Sun Goes Down', saiu em 6 de janeiro de 2006 e vendeu 38.922 cópias, novamente alcançando o topo das vendas. Mesmo com o vazamento na Internet e o intenso compartilhamento de arquivos, o álbum de estréia 'Whatever People Say I Am, That's What I'm Not', lançado em 2006, alcançou cifras recordes de venda. As 120 mil cópias no Reino Unido só no primeiro dia ultrapassavam a soma de todos os outros álbuns do "top 20" do país nessa data, e a primeira semana foi fechada como 363.735 cópias.

Sem deixar a poeira baixar, em abril de 2006 lançaram um EP com cinco faixas, 'Who the Fuck Are Arctic Monkeys?'. Apesar das altas vendas, o linguajar sujo das canções resultou em baixas execuções no rádio, o que não incomodou a banda. Logo após o lançamento do EP, a banda apresentou um novo baixista, Nick O'Malley. Incialmente, Nick apenas substituiria Andy na turnê pelos Estados Unidos, mas depois foi anunciado que ele tinha deixado a banda em definitivo. Em agosto, lançaram 'Leave Before The Lights Come On', o primeiro compacto a não alcançar o primeiro lugar de vendas.

Pouco depois, o álbum 'Whatever People Say I Am, That's What I'm Not' ganhou o Mercury Music Prize, deixando para trás álbuns como 'The Eraser' de Thom Yorke, 'The Back Room' dos Editors e 'Black Holes and Revelations' do Muse.

Em abril de 2007, o Arctic Monkeys lançou o seu segundo álbum, 'Favourite Worst Nightmare', o qual no dia 29 do mesmo mês já apareceu na primeira posição nas paradas britânicas. Deste álbum surgiram três singles, "Brianstorm", lançado em abril, "Fluorescent Adolescent", em julho e "Teddy Picker" em dezembro, encerrando a turnê do álbum.
 
A banda lançou em 2009 o seu terceiro álbum, intitulado 'Humbug', com algumas faixas produzidas por Josh Homme (Queens Of The Stone Age). Além disso, a vocalista do The Kills, Alison Mosshart, divide os vocais com Alex em "Fire And The Thud".

'Suck It and See', o quarto álbum de estúdio do Arctic Monkeys saiu em junho de 2011. Em fevereiro de 2012, a banda lançou a música "R U Mine?", que foi incluída na trilha sonora do videogame Forza Horizon. A canção também saiu no quinto álbum do grupo, 'AM', lançado em setembro de 2013.



Arctic Monkeys: Em Turnê

mai 02
San Diego, CA
Estados Unidos
mai 03
San Diego, CA
Estados Unidos
mai 05
Los Angeles, CA
Estados Unidos
mai 09
Brooklyn, NY
Estados Unidos
mai 22
Berlin, Germany
Alemanha

Artistas Relacionados

Posts Relacionados

Login ou Cadastre-se to comment..
Nação Zumbi