Pular para o conteúdo principal

Não teria feito questão em conhecer o trio Beangrowers se eu não visse que o lugar de origem é a Ilha de Malta (que fica próximo a Sicília, na Itália). E claro, só por ser algo fugindo do eixo ‘EUA-UK-Canadá-Países Escandinavos’ já me gerou uma curiosidade.



Lógico que também ver uma mulher de lindos olhos verdes numa capa de disco faz-nos lembrar – intuitivamente – de que teremos um belo vocal feminino por escutar. Exato. Alison Galea, que também assume as guitarras, tem uma voz talentosa isso desde as primeiras palavras açucaradas entoadas em ‘Quaint Affair’. Embora seja um vocal feminino que gere comparações de grupos como Garbage, Blondie e Yeah Yeah Yeahs e da já experiente cantora Pj Harvey, é a talentosa morena quem segura metade da força do disco.



A outra metade? Os velhos sintetizadores que fazem parte de 8 entre 10 bandas atuais. Dessa forma, encontramos aquela postura inconfundível do indie-pop convencional, ou mesmo resquícios do pós-punk que permanece indelével em certas sonoridades. Os responsáveis pelo instrumento? Os companheiros Ian Schranz e Mark Sansone. E ambos, respectivamente, também tocam bateria e baixo. Os dois instrumentos, somados aos riffs de guitarra furiosos de Alison, formam a parede sonora urgente e maciça de petardos como ‘Untitled Forever’, ‘Love Can Do You No Harm’



‘Captain Darling’ e ‘Ours Is A Small Flat’ nos chegam sob forma de composições mais calmas e límpidas, com vocais tendendo para o lado lírico, inserções discretas de violinos, tudo para dar o contrapeso do álbum. Potenciais hits com refrões grudentos fazem-se presente em ‘Not In A Million Lovers’ e ‘Available’. O trio até dá uma canja mostrando uma canção pop-folk ligeira, ‘Interlude’.



Um disco que não opta pelo caminho inovador/original, entretanto, que apresenta uma banda que foge do circuito badalado da mídia (ainda) e que é competente ao ponto de gerar belas pérolas. Apesar de uma bagagem que apresenta 4 discos em quase 10 anos (a formação data de 1999), o trio mostra que ainda precisa galgar alguns passos. Em contrapartida, mostra que tem músculos, sangue e força o bastante para cumprir com essa ação.



Artista: Beangrowers

Disco: Not In A Million Lovers

Ano: 2008

Gravadora: Schoenwetter



Nota: 6,9