Pular para o conteúdo principal

Além da ideia de grupo único na cultural pop, sempre vi o Beastie Boys como algo inseparável. Claro, isso foi até ontem, sexta-feira (dia 4), com a notícia da morte de Adam Yauch aos 47 anos de idade. Notícia que me deixou paralisado por alguns minutos. Com aquela expressão: “Meu Deus, que merda”. Bem, a realidade está aí pra de vez enquanto nos dar uma bordoada.

Confesso que inicialmente, lá nos anos 1980, quando todo mundo começou a falar dos Beastie Boys, eu não levei a sério aqueles três moleques nova-iorquinos, embora tenha achado “Girls” divertida e, por que não, criativa. Mas 'Check Your Head', álbum de 1992, fez o meu conceito sobre o trio mudar. Antes tarde do que nunca. O tempo mostrou como a banda foi "revolucionária" naquela época com sua mistura de rap e rock, que apesar de ter influenciado outros grupos, sempre passou a imagem de ser única nesse estilo. Talvez Beck, no início de sua carreira (principalmente com Odelay) tenha produzido trabalhos tão sublimes fundindo elementos do rock e do hip hop.

Bem, como homenagem ao Adam Nathaniel Yauch – “MCA” - vou listar três vídeos de sua banda:

O primeiro resgata o trio (que na época era um quarteto punk) em um programa de TV em 1984, performando uma música intitulada “White Shadow”. A quarta integrante era Kate Schellenbach, que tocou com bateria com os meninos entre 1979 e 1984, e mais tarde formou o Luscious Jackson.

Confira abaixo os videoclipes da clássica "So What'cha Want" e da obrigatória "Sabotage".


 

Postagens Relacionadas

O fim dos Beastie Boys
O fim dos Beastie Boys