Suede

play_circle

O Suede foi formado em 1989 em Londres e foi um dos grupos que iniciaram o movimento britpop no início dos anos 1990. Sua música influenciada pelo glam rock causou entusiasmo na imprensa britânica no começo daquela década. A banda foi apontada, já em 1992 (antes de sair o primeiro álbum), como a "A melhor nova banda no Reino Unido".

Sua formação inicial se estabeleceu com Brett Anderson (vocais), Bernard Butler (guitarra), Mat Osman (baixo) e Simon Gilbert (bateria). Nos seus primeiros anos, Justine Frischmann foi guitarrista do Suede, mas saiu da banda em 1992 para formar o Elastica.

'Suede', o primeiro álbum do grupo, saiu em 1993 pela selo Nude Records. Além de ser bem sucedido comercialmente, o disco de estreia do grupo levou o Mercury Prize daquele ano.

Durante as gravações do disco seguinte, 'Dog Man Star' (lançado em 1994), aconteceu o primeiro grande conflito na banda. Discussões entre Brett Anderson e Bernard Butler causaram a saída do guitarrista. 'Dog Man Star' foi aclamado pela crítica, mas fracassou nas vendas, em parte, devido às duas bandas que começaram a dominar as atenções naquela época: Blur e Oasis.

Com a saída de Bernard Butler, o guitarrista Richard Oakes e o tecladista Neil Codling foram adicionados ao grupo. Na sequencia, o Suede lançou dois álbuns que conseguiram grande sucesso comercial: 'Coming Up' (1996) e 'Head Music' (1999). Porém, o quinto álbum da banda - 'A New Morning' (lançado em 2002) – fracassou nas vendas e o grupo se separou no ano seguinte.

O Suede retornou reformado em 2010 para uma série de shows. Em 2013, o grupo lançou seu sexto álbum de estúdio, intitulado 'Bloodsports'. O sétimo, 'Night Thoughts', saiu em janeiro de 2016. Um novo álbum, 'The Blue Hour', foi lançado em 2018.

place

Featured Songs

Tracks

Featured Albums

Album
2013
Album
1999
Album
1996
Album
1994
Album
1993