Pular para o conteúdo principal
Frank Black & Teenage Fanclub

Na expectativa do único show do Teenage Fanclub no Brasil em 2025, na cidade de São Paulo no dia 4 de setembro, este que aqui escreve vasculha os itens da adquiridos da banda escocesa nos anos 1990, quando foram lançados seus trabalhos mais magníficos.

Dentre esses registro, encontro o esquecido CD Frank Black & Teenage Fanclub – The John Peel Session de 1995, que por trás tem a história do dia em que os escoceses foram músicos do cantor americano.

Em maio de 1994, o então ex-Pixies estava na Europa para promover seu segundo álbum solo, Teenager of the Year, que seria lançado na naquele mês. Acostumado em participar das lendárias Peel Sessions da BBC Radio 1 com os v — foram cinco sessões entre 1988 e 1991 —, Frank Black foi convidado para uma nova sessão.

Porém, o cantor tinha um problema. Ele estava no continente europeu sem banda. Black teve uma brilhante ideia. Chamou o Teenage Fanclub para apoiá-lo nessa sessão do John Peel. E os escoceses aceitaram.

A sessão foi gravada em 14 de maio de 1994. Frank Black e Teenage Fanclub tocaram quatro músicas, que no ano seguinte foram lançadas em CD pela Strange Fruit Records, selo fundado em 1986 pelo próprio Peel e Clive Selwood.

Image
Frank Black & Teenage Fanclub - The John Peel Session

Contrariando o óbvio, Black não incluiu nenhuma canção de Teenager of the Year nessa sessão. O repertório inclui duas covers e duas composições do cantor. 

Veja abaixo as canções listadas e ouça o áudio dessa sessão, incluindo a voz do John Peel.

As faixas

"HandyMan"

"Handyman" é uma canção dos anos 1950 gravada por um grupo americano chamado The Sparks Of Rhythm. Em 1959, o integrante Jimmy Jones gravou uma versão retrabalhada pelo compositor Otis Blackwell. É essa versão de Jones que Frank Black e Teenage Fanclub ressuscitou lá nos anos 1990.

"The Man Who Was Too Loud"

Aqui Black homenageia Jonathan Richman . A canção foi regravada para o álbum Frank Black and the Catholics de 1998.

"The Jacques Tati"

Uma homenagem ao ator e cineasta francês Jacques Tati (1907-1982), frequentemente comparado ao Charlie Chaplin.

"Sister Isabel"

Uma cover da canção de 1970 "Sister Isabelle" do Del Shannon.

Faixas Relacionadas