Pular para o conteúdo principal
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies
Pixies

No fim da década de 1980, Pixies semeou influências pelos quatro cantos do planeta na música pop alternativa. De Nirvana a grupos semi-desconhecidos, todos agradeceram à algum Deus por um dia Black Francis, Joey Santiago, Kim Deal e David Lovering formarem em 1986 essa essencial banda da cidade americana de Boston.

Os primeiros ensaios aconteceram na garagem do pai de David Lovering (bateria). O filipino Joey Santiago (guitarra) e seu amigo Black Francis (vocal e guitarra) nomearam a banda de Pixies, algo como pequenos duendes. Kim Deal (baixo e vocal) se caracterizou como o lado delicado da banda. O vocal sussurrado/gritado de Black versus o vocal meigo de Kim. No início, Pixies tocava em lugares esquisitos pelo interior americano. Porém, não demorou muito tempo para a banda assinar contrato com a gravadora inglesa 4AD. Através do cultuado selo, em 1987, o grupo lançou Come On Pilgrim, um mini álbum.

A música do Pixies é basicamente punk rock pop, com influências de música latina, surf music, noise rock e psicodelia. Black Francis, o mentor da banda, viveu durante um tempo em Porto Rico. Daí a explicação para as expressões e algumas letras do grupo em espanhol. A bíblia, cinema e ficção foram as principais fontes de inspiração para suas canções. O primeiro álbum, Surfer Rosa (1988) e o segundo, Doolittle (1989), colocaram o Pixies como a banda mais querida no mundo independente. A impressa alternativa inglesa classificou a banda como a melhor do mundo.

Já o terceiro álbum, Bossanova (1990), apresentou uma sonoridade mais pop. Destaque para a bela faixa "Velouria". E, o quarto e último álbum saiu em 1991. Intitulado Trompe Le Monde, o disco não teve a mesma boa recepção que os anteriores. Mas não deixa de ser um trabalho interessante.

Surpreendentemente, em 1993, a banda se dissolveu. Black Francis virou Frank Black e seguiu carreira solo. Kim Deal continuou tocando com sua banda paralela, The Breeders.

Em 2004, Pixies, com sua formação original, voltou aos palcos, inclusive tocando no Brasil, no Curitiba Pop Festival. Ainda naquele ano, a banda lançou uma música intitulada "Bam Thwok”.

Pixies, que se apresentou pela segunda vez no Brasil em 2010 (Festival SWU), continuou regularmente excursionando, mas sem lançar material novo até 2013, quando o quarteto entrou em estúdio com o produtor Gil Norton. Porém, durante as sessões de gravação, Kim Deal saiu da banda. Deal foi substituída pela baixista Kim Shattuck. Em julho de 2013, a banda lançou a música "Bagboy". Em setembro do mesmo ano saiu o EP EP1, lançado através do website do grupo. Dois meses depois, em novembro, Shattuck foi despedida da banda. Alguns dias depois, Paz Lenchantin (Zwan, A Perfect Circle) foi anunciada como a nova baixista da banda.

Em janeiro de 2014, Pixies lançou outro EP, intitulado EP2, e na sequência, em março, saiu EP3. As faixas desses três EPs foram lançadas em abril do mesmo ano em Indie Cindy', o primeiro álbum completo da banda lançado desde Trompe Le Monde.

Na sequência, a banda lançou os álbuns Head Carrier (2016), Beneath the Eyrie (2019) e Doggerel (2022).

Músicas em Destaque

Álbuns em Destaque

Doggerel
2022
Álbum
Beneath the Eyrie
2019
Head Carrier
2016
Álbum
EP2
2014
EP
EP3
2014
EP
Indie Cindy
2014
Álbum
EP1
2013
EP
Trompe le Monde
1991
Bossanova
1990
Álbum
Doolittle
1989
Álbum
Surfer Rosa
1988
Álbum
Come On Pilgrim
1987